Em operação desde 1935, a Jaguar iniciou um período sabático que durará aproximadamente um ano (até entre o final de 2025 e início de 2026), no qual não lançará, produzirá ou venderá carros novos na Europa.
Esse tempo será necessário para que a marca prepare seu “renascimento”, que a reposicionará em um degrau mais elevado e como uma marca dedicada aos carros elétricos. Mas já começaram essa nova fase agora, ao ensaiar seu novo posicionamento de marca.
A divulgação começou com o novo logotipo da Jaguar, que deixa no passado uma comunicação de força com letras maiúsculas e a imagem do felino, que aparecia em dois formatos: saltando ou de frente, como se estivesse rugindo.
Agora, fica apenas o nome “Jaguar” com letras espaçadas e uma mistura de maiúsculas e minúsculas, todas bastante arredondadas – há quem diga que se parece com a identidade visual de uma grife de moda. A nova ideia é de transmitir modernidade, jovialidade e refinamento. O felino até aparece, mas em uma aplicação solitária, ainda sem especificação por parte da empresa. O mesmo acontece com uma aplicação de duas letras “j” em minúsculo, que deve ser utilizada no centro das rodas.
No clipe de lançamento da nova identidade, pessoas de diversas etnias e cores de pele aparecem em imagens coloridas, com roupas que, novamente, remetem a um desfile de moda. São utilizadas cores fortes, como azul, amarelo, laranja, vermelho e rosa, junto a frases de impacto que simbolizam a quebra da tradição e originalidade.
Tudo isso foi feito para comunicar a “nova Jaguar” que renascerá em breve: uma marca composta apenas por carros elétricos e que será posicionada em um mercado de alto luxo, disputando espaço com a Porsche, por exemplo.
E, não, ela não produzirá apenas SUVs. Prova disso é o carro-conceito apresentado discretamente pela marca em meio às polêmicas sobre seu “rebranding”, algo como um sedã ou cupê, sem vidro traseiro e com aletas horizontais.
Esse carro já teve algumas imagens com camuflagem reveladas e tem sua primeira aparição, ainda como um carro-conceito, marcada para 2 de dezembro. Será um GT enorme e elétrico, que representará o topo da nova linha de carros da Jaguar.
Segundo a marca, essa é a sua “visão de design” para o futuro, com “formas ousadas e proporções exuberantes”. Não à toa, sua nova linguagem de design foi batizada de “Modernismo Exuberante”. E o próprio designer da marca, Gerry McGovern, admite que a nova fase da Jaguar não agradará a todos.