Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jaguar prepara renascimento elétrico com novo logotipo e muita polêmica

Cheia de cores e com pegada de grife de roupas, a Jaguar mudará tudo, da identidade visual ao posicionamento de mercado

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2024, 17h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em operação desde 1935, a Jaguar iniciou um período sabático que durará aproximadamente um ano (até entre o final de 2025 e início de 2026), no qual não lançará, produzirá ou venderá carros novos na Europa.

    Esse tempo será necessário para que a marca prepare seu “renascimento”, que a reposicionará em um degrau mais elevado e como uma marca dedicada aos carros elétricos. Mas já começaram essa nova fase agora, ao ensaiar seu novo posicionamento de marca.

    A divulgação começou com o novo logotipo da Jaguar, que deixa no passado uma comunicação de força com letras maiúsculas e a imagem do felino, que aparecia em dois formatos: saltando ou de frente, como se estivesse rugindo.

    Composições de letras e cores querem posicionar a Jaguar a um degrau acima
    Composições de letras e cores querem posicionar a Jaguar a um degrau acima (Divulgação/Jaguar)

    Agora, fica apenas o nome “Jaguar” com letras espaçadas e uma mistura de maiúsculas e minúsculas, todas bastante arredondadas – há quem diga que se parece com a identidade visual de uma grife de moda. A nova ideia é de transmitir modernidade, jovialidade e refinamento. O felino até aparece, mas em uma aplicação solitária, ainda sem especificação por parte da empresa. O mesmo acontece com uma aplicação de duas letras “j” em minúsculo, que deve ser utilizada no centro das rodas.

    Continua após a publicidade
    Felino da Jaguar até aparece, mas isolado e em aplicação específica
    Felino da Jaguar até aparece, mas isolado e em aplicação específica (Divulgação/Jaguar)

    No clipe de lançamento da nova identidade, pessoas de diversas etnias e cores de pele aparecem em imagens coloridas, com roupas que, novamente, remetem a um desfile de moda. São utilizadas cores fortes, como azul, amarelo, laranja, vermelho e rosa, junto a frases de impacto que simbolizam a quebra da tradição e originalidade.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Tudo isso foi feito para comunicar a “nova Jaguar” que renascerá em breve: uma marca composta apenas por carros elétricos e que será posicionada em um mercado de alto luxo, disputando espaço com a Porsche, por exemplo.

    Outra aplicação mostra a letra
    Outra aplicação mostra a letra “J” em dois sentidos (Divulgação/Jaguar)

    E, não, ela não produzirá apenas SUVs. Prova disso é o carro-conceito apresentado discretamente pela marca em meio às polêmicas sobre seu “rebranding”, algo como um sedã ou cupê, sem vidro traseiro e com aletas horizontais.

    Continua após a publicidade
    Teaser de novo carro-conceito da Jaguar
    Teaser de novo carro-conceito da Jaguar (Divulgação/Jaguar)

    Esse carro já teve algumas imagens com camuflagem reveladas e tem sua primeira aparição, ainda como um carro-conceito, marcada para 2 de dezembro. Será um GT enorme e elétrico, que representará o topo da nova linha de carros da Jaguar.

    next-generation-jaguar-ev-prototype
    (Divulgação/Jaguar)
    Continua após a publicidade

    Segundo a marca, essa é a sua “visão de design” para o futuro, com “formas ousadas e proporções exuberantes”. Não à toa, sua nova linguagem de design foi batizada de “Modernismo Exuberante”. E o próprio designer da marca, Gerry McGovern, admite que a nova fase da Jaguar não agradará a todos.

    Trecho do vídeo de apresentação da nova identidade da Jaguar
    Trecho do vídeo de apresentação da nova identidade da Jaguar (Divulgação/Jaguar)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.