Após um período de calmaria, o braço importador da Hyundai no Brasil prepara novidades ligadas à eletrificação. A principal delas é a chegada do Ioniq 5, o SUV médio de estilo incomum que inaugurou a elogiada plataforma E-GMP, exclusiva dos carros elétricos – e que chegará em agosto ao país pelo Kia EV6.
No exterior, a dupla EV6 e Ioniq 5 foi amplamente premiada pela crítica, ainda que as vendas nos Estados Unidos, por exemplo, tenham raramente excedido as 3.000 unidades/mês desde janeiro de 2022, quando chegou às lojas. A versão que virá ainda não foi revelada. Mas, por questões de custo, é provável que seja a mais barata disponível.
No universo dos elétricos, isso significa economia na bateria, que, com 54 kWh, provê alcance de cerca de 300 km em ciclo combinado, com 206 km de autonomia acrescentados em 17 minutos no carregamento rápido. Ao contrário do Ioniq 5 topo de linha, com um motor em cada eixo, a versão mais barata conta apenas com o motor dianteiro. No total, são 170 cv e 35,6 kgfm, que o levam de 0 a 100 km/h em 8,5 s.
Apesar da economia, as virtudes que garantiram o sucesso do Ioniq 5 lá fora se mantêm. Entre elas, o amplo espaço interno (com 531 litros de porta-malas), dinâmica veicular supostamente empolgante, elevada segurança e bons recursos de automação da direção.