As baterias de estado sólido são a nova paixão do mercado de elétricos. Depois da Toyota anunciar que deseja lançar a tecnologia em 2027 ou 2028 para, depois, iniciar a produção em massa até 2030, os chineses formaram uma associação de fabricantes e fornecedores para seguir o mesmo caminho.
A nova iniciativa é chamada de China All-Solid-State Battery Collaborative Innovation Platform (CASIP), ou Plataforma de colaboração de inovação de baterias de estado totalmente sólido da China.
Reunindo empresas gigantes do setor de baterias, a iniciativa tem a participação da CATL, CALB, EVE Energy, Gotion High-Tech e os fabricantes BYD e Nio. No futuro, outras companhias devem participar.
O principal objetivo é formar uma cadeia de suprimentos em massa até 2030. Também serão desenvolvidas as tecnologias para produzir novos carros elétricos, sempre com baterias de estado sólido.
É uma forma de correr atrás da Toyota, fabricante que se destaca por ter mais de 1.300 patentes de baterias sólidas, enquanto as empresas chinesas têm apenas 100, isso somando todas elas.
A diferença das novas baterias é que elas usam eletrodos e eletrólitos em estado sólido, enquanto as de íon-lítio utilizam eles em forma líquida ou em gel. A novidade tem maior densidade energética. De acordo com a Toyota, a meta é oferecer até 1.500 km de autonomia em menos de dez minutos de recarga rápida. Além disso, é mais resistente a fogo. No entanto, os desafios da produção mais complexa estão sendo resolvidos, ainda que de maneira bem mais rápida e animadora do que até pouco tempo atrás.