Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estagiários da Audi transformam A2 em elétrico para celebrar 25 anos do hatch

Aprendizes do programa de desenvolvimento da Audi transformaram o polêmico hatch em elétrico respeitando o visual clássico

Por João Vitor Ferreira
22 out 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Audi A2 marcou história na sua época, para o bem e para o mal. Talvez seja por isso que ele é tão lembrado. O hatch tinha como única proposta ser revolucionar através da simplicidade e da economia, além de ser todo feito de alumínio, mas não vingou. Mesmo assim, a montadora alemã decidiu celebrar seus 25 anos com um restomod elétrico.

    O “A2 E-Tron” segue à risca o design do modelo original. Mas é bem diferente do conceito elétrico que a Audi mostrou no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2019. Naquela ocasião o protótipo tinha um visual totalmente atualizado, embora seguisse alguns conceitos do A2 original, como a carroceria no estilo de uma microvan.

    Audi A2 E-Tron
    Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

    A versão de 2024 não é assim. Ele tem os faróis no mesmo formato arredondado do antecessor a combustão, que prometia mais de 30 km/l dependendo da versão. A diferença é que agora eles são de LED, seguindo a tendência moderna. Outro toque do nosso século é a grade, pequena e retangular como no original, mas com o logo iluminado. Até mesmo a abertura no topo do capô foi reproduzida.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    As rodas têm o mesmo design de seis raios do original, mas são fechadas para melhorar a aerodinâmica. É com o mesmo intuito que os espelhos externos foram substituídos por câmeras. Apesar da Audi não ter divulgados números dos carros, seu coeficiente aerodinâmico certamente está menor que o do modelo original, que chamou a atenção na época por ter apenas 0,28 Cx. Infelizmente, não sabemos se a sua carroceria é toda de alumínio como a do A2 original.

    Audi A2 E-Tron
    Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

    Na traseira, a Audi trouxe um design bem limpo. As lanternas, claro, têm o mesmo formato e são de LED. O desenho interno foi atualizado e o logo também é iluminado. Houve uma mudança no formato do para-choque, que agora abriga a placa de identificação — antes era no porta-malas. O aerofólio no meio do para-brisas, um dos responsáveis pelo baixo coeficiente aerodinâmico, também foi mantido.

    Continua após a publicidade
    Audi A2 E-Tron
    Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

    Não temos informações sobre motor, potência, bateria, afinal, esse é um modelo demonstrativo fruto do programa de aprendizagem da Audi. Mas não seria difícil encaixá-lo na linha atual da montadora, até porque, a Audi já anunciou um elétrico de entrada para 2027. Seguindo a lógica atual de nomenclatura da marca, onde os modelos pares são elétricos, ele seria um A2 (ou até Q2), ficando abaixo dos atuais A4 e Q4 E-Tron.

    Continua após a publicidade

    Mas também não há muitas informações sobre esse projeto. Talvez ele nem seja um hatchback, dada a popularização de SUVs e crossovers em todo o mundo. Até março, nem mesmo a plataforma havia sido definida ainda, como afirmou o CEO, Gernot Döllner na época, não descartando a possibilidade de usarem a MEB, da Volkswagen.

    Ver essa foto no Instagram

    Uma publicação compartilhada por Audi Careers (@audi.careers)

    Continua após a publicidade

    O retorno seria uma boa forma de melhorar a fama do A2. O hatch, embora fosse inovador com sua aerodinâmica, construção leve e trens de força que focavam na economia, não conquistou o público. O design não agradou a todos e os preços eram considerados exorbitantes para a época, fazendo com que ele perdesse muitos clientes para o Mercedes-Benz Classe A, lançado no mesmo ano de 1999.

    010615-estranhos-02.jpg
    A2 foi fabricado de 1999 a 2005 e concorria com o Mercedes-Benz Classe A, sendo o primeiro carro da Audi com carroceria de alumínio depois do luxuoso A8 (Divulgação/Audi)

    O A2 permaneceu à venda até 2005 e vendeu menos de 177.000 unidades, dando um belo prejuízo para a Audi. No fim das contas, ele acabou sendo substituído indiretamente pelo hatch A1.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.