As vendas de carros híbridos e elétricos fecharam 2023 com recorde e acima de todas as expectativas. Foram 93.927 unidades de veículos eletrificados, um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022, e mais do que esperava a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), responsável pela divulgação dos números.
O destaque, como não poderia deixar de ser, foi o BYD Dolphin, enquanto a Toyota liderou por pouco.
De acordo com a ABVE, os números de 2023 representam uma consolidação do mercado de eletrificados no Brasil, que deverá se manter no próximo ano, mesmo com o aumento da carga tributária imposta pelo governo federal.
Neste ano, a iminente incidência do imposto também pode ter provocado uma corrida às lojas entre os meses de novembro e dezembro. Só no último mês do ano o crescimento foi de 191% em relação ao mesmo período de 2022. As 16.279 unidades de dezembro de 2023 superam todos os registros da série histórica da associação.
Apesar do esperado aumento dos preços, a associação prevê que o Mover, novo programa do governo federal para o setor automotivo, também ajudará no reforço do mercado. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Toyota é líder, por pouco
Em 2023, os híbridos convencionais (HEV), que não necessitam de recargas externas, seguiram dominando o mercado de eletrificados com 44,25% das vendas. Os híbridos plug-in (PHEV), que precisam de recarga, ficaram com 35,19% das vendas, com 33.049 unidades, mais que os elétricos, que representaram 20,56% do mercado, com 19.310 unidades.
No mês de dezembro, porém, os elétricos ganharam força e ultrapassaram os híbridos plug-in, e representaram 36,97% das vendas, contra os 32,88% dos PHEV.
Entre os 41.568 híbridos convencionais vendidos durante o último ano, 26.133 são flex – a associação inclui na conta os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7, que são híbridos-leve (MHEV). Também do total, 20.000 são modelos da Toyota, ou seja, Corolla e Corolla Cros híbridos que, sozinhos, representam quase a metade do segmento.
Considerando os híbridos convencionais e plug-in, o Corolla Cross foi líder com 12.115 unidades, mas é ameaçado pelo GWM Haval H6, segundo lugar, que tem versões HEV e PHEV, e ficou com 10.701 unidades no ano. Já o Corolla sedã, terceiro colocado, teve 7.885 unidades vendidas, contra 7.669 unidades do BYD Song Plus, sempre plug-in.
O ranking geral, que começa com os quatro colocados já ditos acima, chega à quinta colocação com o BYD Dolphin, o elétrico mais vendido do país. Com 6.812 unidades, o compacto ultrapassou o Volvo XC40 em mais de 5.000 unidades. O XC40 aparece apenas na 10ª colocação, com 1.802 unidades. O terceiro elétrico mais vendido é novamente da BYD, o Yuan Plus.
Entre as marcas, a Toyota é líder na eletrificação no país, seguida por BYD, Caoa Chery e GWM.
Veja abaixo os eletrificados mais vendidos no Brasil em 2023, além das marcas que mais emplacaram esse tipo de carro no ano.
Híbridos e elétricos mais vendidos em 2023
Posição | Modelo | Motor | Unidades |
1° | Toyota Corolla Cross | HEV | 12.115 |
2° | GWM Haval H6 | HEV e PHEV | 10.701 |
3° | Toyota Corolla | HEV | 7.885 |
4° | BYD Song Plus | PHEV | 7.669 |
5° | BYD Dolphin | EV | 6.812 |
6° | Caoa Chery Tiggo 8 | PHEV | 4.605 |
7° | Volvo XC60 | PHEV | 4.335 |
8° | Caoa Chery Tiggo 5X | MHEV | 3.899 |
9° | Caoa Chery Tiggo 7 | MHEV | 2.244 |
10° | Volvo XC40 | EV | 1.802 |
11° | BYD Yuan Plus | EV | 1.756 |
12° | Audi Q5 | PHEV | 1.525 |
13° | Discovery | MHEV | 1.325 |
14° | BMW X5 | PHEV | 1.265 |
15° | Porsche Cayenne | PHEV | 1.213 |
16° | Volvo XC90 | PHEV | 1.213 |
17° | Kia Sportage | MHEV | 1.062 |
18° | Defender | MHEV | 1.047 |
19° | BYD Seal | EV | 1.040 |
20° | Toyota RAV4 | HEV | 987 |
Legenda: PHEV, híbrido plug-in; HEV, híbrido convencional; MHEV, híbrido-leve; EV, elétrico.
Marcas com mais híbridos e elétricos vendidos em 2023
Posição | Modelo | Unidades |
1° | Toyota | 21.042 |
2° | BYD | 17.943 |
3° | Caoa Chery | 11.943 |
4° | GWM | 11.473 |
5° | Volvo | 8.179 |
6° | BMW | 4.431 |
7° | Land Rover | 3.712 |
8° | Kia | 2.382 |
9° | Porsche | 2.044 |
10° | Audi | 1.830 |
11° | Mercedes-Benz | 1.525 |
12° | Mini | 995 |
13° | Lexus | 852 |
14° | JAC | 790 |
15° | Hyundai | 698 |
16° | Renault | 623 |
17° | Honda | 578 |
18° | Jeep | 438 |
19° | Ford | 413 |
20° | Peugeot | 374 |