PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Carro movido só a energia solar percorre trajeto de 1.000 km no deserto

Stella Terra foi criado por estudantes da Holanda e busca atender a quem quer fazer trilhas inóspitas sem se preocupar com carregadores

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 20 out 2023, 20h35 - Publicado em 20 out 2023, 07h00
Stella Terra EV
Stella Terra (Stella/Divulgação)
Continua após publicidade

Praticamente todos os problemas dos carros elétricos têm a ver com bateria e carregamento, de modo que embutir painéis solares na carroceria sempre pareceu uma ideia tentadora. Na realidade, são elementos caros, complexos e pouco eficientes, mas que vêm melhorando. E a fabricante holandesa Stella deixou isso claro.

O Stella Terra é um carro elétrico revestido de painéis solares com capacidade impressionante. Tanto que o estranho veículo rodou mais de 1.000 km utilizando apenas a energia emitida por nossa estrela — e ainda provou muito mais em teste realizado no Marrocos.

Stella Terra EV
(Stella/Divulgação)

O design incomum tem a ver com a produção artesanal, feita por um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. Detalhes como a opção de cobrir as rodas são orientadas pela aerodinâmica, tal como a traseira de caimento suave que ainda abre mão do vidro para alocar mais placas solares, que vão até o capô.

O conceito do projeto visa atender a amantes do off-road, que passarão bons perrengues quando tentarem desbravar trilhas com carros elétricos nessa pegada. A fim de provar a compatibilidade de tudo isso, a Stella levou o Terra para o interior marroquino, atravessando terrenos hostis e chegando ao Saara.

Continua após a publicidade
Stella Terra EV
(Stella/Divulgação)

Apesar do aspecto frágil, o Stella Terra só apresentou uma falha no sistema de direção, que logo foi corrigida. O motor elétrico permitiu ao biposto cumprir os 1.000 km em cerca de uma semana e meia, atingindo velocidade máxima de 145 km/h. Uma pequena bateria alimentou o carro quando o Sol não foi suficiente e, segundo seus criadores, em um dia com boa incidência de luz, é possível rodar até 710 km. A eletricidade excedente ainda serve para alimentar equipamentos como fogão portátil e carregar celulares.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O resultado foi tão surpreendente que o gerente técnico do projeto, do alto de seus 24 anos, ainda cutucou gigantes da indústria. “Esperamos que isso sirva de inspiração para fabricantes como BMW e Land Rover tornarem a indústria mais sustentável. O carro foi, de fato, muito confortável no fora-de-estrada, dado que ele também é muito leve e não fica agarrado”, disse Bob van Ginkel.

Stella Terra EV

Mas apesar do feito surpreendente, a realidade segue cruel: a também holandesa Lightyear já havia gerado alarde com seu carro elétrico de série, o Lightyear 0. Sua fabricação começou em dezembro de 2022 e, comicamente, a marca anunciou falência pouco depois, em janeiro deste ano.

Continua após a publicidade

A justificativa foi a falta de pedidos. Não surpreende, dado que o fastback custava absurdos 250.000 euros — valor que, com impostos, superava o equivalente a R$ 1,6 milhão.

Stella Terra EV

O alcance do Stella Terra tornou o carro ideal para regiões remotas com estradas precárias e redes de energia não confiáveis. Bosman, da Solar Team Eindhoven, espera que o conceito sirva de inspiração para montadoras de todo o mundo, incentivando a indústria automobilística a se tornar cada vez mais sustentável.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.