Não é caô. A Cao Cao é uma dar várias marcas dedicadas a carros elétricos do Grupo Geely, que também é dono da Volvo e, atualmente, de parte da Smart. Um de seus carros, o Cao Cao 60 EV, foi filmado nas ruas chinesas logo após deixar sua bateria pelo caminho.
O 60 EV é um SUV cupê elétrico voltado para o uso em plataformas de carros compartilhados. Justamente por isso, sua bateria, fornecida pela CATL e que garante até 415 km de autonomia nos padrões chineses de medição, pode ser rapidamente substituída por outra totalmente carregada. Foi aí onde começou o problema.
No caso registrado em vídeo, a bateria se soltou do chassi do carro e ficou pelo asfalto. É claro que o carro parou poucos metros adiante.
O sistema de troca de baterias ainda é atípico, mas a Geely anuncia que seus testes de segurança são três vezes mais exigentes que o padrão do mercado chinês, que incluem passar por água a uma altura de 30 cm durante 30 minutos. E ainda faz mais de 10.000 verificações na operação de substituição da bateria de forma a garantir o máximo de segurança deste processo.
Mas, pelo menos uma vez, algo foi feito errado.