Um ícone do luxo e exagero norte-americano, o Escalade não escaparia da eletrificação. Logo, o novo Cadillac Escalade IQ estreia trazendo o que a General Motors tem de melhor em tecnologia para carros elétricos, abusando dos números (espaciais e de performance) e do luxo.
O SUV gigantesco abre mão do V8 e adota a nova plataforma Ultium, que chegará ao Brasil no ano que através do Blazer EV. É sobre essa arquitetura que o par de motores elétricos gera 760 cv e 108,5 kgfm, com tração integral e muito mais.
O visual do Escalade elétrico não foge completamente do estilo consagrado, mas obviamente se adapta aos novos tempos. Na dianteira, os faróis de leds têm novo formato e se unem ao que eram as DRLs no modelo convencional, trazendo até uma animação que cumprimenta o motorista ao abrir e fechar o carro. A grade grade central deu lugar a uma superfície iluminada aerodinamicamente ativa que remete a cristais e ajuda a manter a elegância de um legítimo Cadillac.
O perfil lateral se manteve parcialmente, com o cromado da coluna C ampliando sua angulação e o caimento da traseira ligeiramente suavizado. A parte inferior do para-choque foi revisada e as lanternas foram separadas: em cada lado, uma parte fica rente ao vidro e a outra fica no canto inferior da carroceria, com apêndices em L.
Também se destacam as novas rodas de 24 polegadas de bitola alargada, dando ainda mais impressão de tamanho ao utilitário. Tudo com propósito aerodinâmico, já que o Escalade IQ gera 15% menos arrasto que o antecessor.
Internamente, o luxo elevado é algo obrigatório. As novidades se concentram principalmente no painel, que traz um imenso display de ponta a ponta e, junto à tela auxiliar e os visores traseiros, totalizam quase 100″ de telas. Seus recursos incluem visão noturna auxiliando o motorista, passando até pelo controle remoto universal que permite ao dono controlar a casa inteligente ao entrar na garagem.
Outra característica impressionante é o teto inteiriço de vidro. Além de um sistema de iluminação interna com mais de 120 cores disponíveis, há som da AKG com 40 alto-falantes e projeção 3D. Ainda há automação veicular de nível 3, auxiliada com câmeras, radares e o nada barato Lidar.
Obviamente a mecânica mantém o exagero: o Cadillac Escalade IQ conta com dois motores elétricos que totalizam 760 cv e 108,5 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. A bateria tem nada menos que 200 kWh, de modo que é possível usar o carro como um gerador para residências — uma casa normal poderia ser alimentada por semanas com tamanha capacidade energética.
Para carregá-las é necessário a arquitetura elétrica em 800 V cai bem, permitindo conexão a eletropostos de corrente contínua que, no melhor dos casos, acrescentam 160 km de alcance em 10 minutos de recarga.
Facilitando a locomoção, o Escalade elétrico ainda traz esterçamento nas quatro rodas, reduzindo drasticamente seu diâmetro de giro. O conjunto de suspensão adaptativa pode alterar o vão livre do carro em cerca de 7,5 cm, com modo rebaixado no qual, em baixas velocidades, o utilitário desfila bem próximo ao solo. A capacidade de adaptação também é usada para estabilizar ao máximo o veículo, elevando o conforto dos ocupantes.
O novo Cadillac Escalade IQ começará a ser fabricado no meio de 2024. A versão mais barata de todas custará, no mínimo, US$ 130.000. Os preços do topo da linha ainda são desconhecidos.