Responsável por alguns dos carros mais luxuosos de seus tempos, a Cadillac quer oferecer uma alternativa americana a Rolls-Royce e companhia. A fim de criar um modelo de extremo luxo, a General Motors buscou referências nos 120 anos da sua marca mais refinada e chegou ao carro-conceito Celestiq, que terá seu lançamento anunciado posteriormente.
As inspirações dos projetistas foram veículos de muito tempo atrás, como os Cadillac V16 anteriores à Segunda Guerra e o Eldorado Brougham, de 1957. O arquiteto Eero Saarinen, responsável por prédios icônicos nos EUA, também influenciou o trabalho; nascido na Finlândia, mas cidadão dos Estados Unidos, Saarinen assinou obras como o arco de Saint Louis e o aeroporto internacional de Washington, além de móveis consagrados.
Mas a nostalgia para por aí: o Celestiq é feito sobre a plataforma Ultium — a mesma do Hummer EV e da Silverado EV — e estreia recursos como o teto solar que pode ser escurecido eletronicamente e de modo personalizado para cada ocupante.
Essa tecnologia utiliza duas camadas de vidro preenchidas por partículas suspensas; quando a eletricidade é aplicada, as partículas se alinham e a “válvula de luz” é aberta, permitindo a entrada de luz. O contrário faz com que as partículas fiquem dispersas no teto solar, bloqueando os raios. É o mesmo efeito visto no BMW iX.
Ainda que os SUVs permaneçam em alta, a Cadillac, assim como Mercedes-Benz e BMW, apostou nesse tipo de carroceria por acreditar que é a opção ideal quando o assunto é luxo extremo. O caimento do teto, entretanto, dá ares de perua à “nave”.
Internamente, há amplas telas para todos os ocupantes, mas a principal delas é o visor de 55’’ que vai de uma ponta a outra do painel. Displays, entretanto, são pouco para a ambição da General Motors, que recheou o Celestiq de couro, madeira rústica e aço escovado. Tudo feito para que a luz refleta pelo habitáculo e crie certa aura cintilante.
“Reconsideramos todos os aspectos que imergem o consumidor, todos os seus sentidos. Coisas que criam uma conexão genuína com o veículo”, disse a designer Laetitia Lopez. Segundo Lopez, é importante que madeira, couro e tudo mais seja autêntico, sem imitações.
O Celestiq não tem maiores detalhes técnicos revelados, mas é fácil supor que o futuro topo de linha da Cadillac usará motores em ambos os eixos, provendo tração integral e desempenho de superesportivo. Seu foco, entretanto, deve ser o conforto na rodagem e sistemas de automação veicular como o avançadíssimo Ultra Cruise.
Não há preço definido, mas a Car&Driver americana aposta em valores a partir dos US$ 300.000 para o sedã. Mas não espere encontrar o Cadillac Celestiq em concessionárias por aí: como em um Rolls-Royce, o sedã elétrico será feito sob medida para cada cliente. Com vasta gama de personalizações, o céu é o limite para seu preço.