Com lançamento de sua versão elétrica confirmado para breve no Brasil, o BYD Seal acaba de ganhar uma versão híbrida plug-in na China. Mas não abandona características de carro elétrico, pois promete ser capaz de rodar até 200 km (no ciclo de testes chinês) sem gastar gasolina.
Até então, o modelo híbrido era chamado de Destroyer 07. Mas a BYD optou por uma nomenclatura mais coesa em sua linha, ainda que os dois sedãs tenham algumas diferenças na mecânica, no tamanho e no visual.
A versão híbrida é até maior que a elétrica. São 4,9 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,49 m de altura, mas com o mesmo entre-eixos de 2,9 m. O para-choque dianteiro muda para que a grade seja capaz de arrefecer o motor a combustão da versão híbrida. As rodas também são diferentes e a traseira tem apenas um para-choque exclusivo.
No interior, ao contrario do irmão totalmente elétrico, o sedã PHEV parece mais prático e confortável, mas segue a mesma linha de design agradável e minimalista.
Com o mesmo design “Ocean Aesthetics”, o carro é composto por maçanetas diferenciadas que se parecem com conchas, volante semelhante ao rabo de peixe e o console central exclusivo. O interior tem acabamento em um esquema de cores branco-roxo, pelo menos na unidade revelada.
Para complementar, o BYD Seal DM-i ainda tem a famosa tela rotativa de 15,6” para a central multimídia, além do quadro de instrumentos digital de 10,25” e head-up display. O sistema de som premium é assinado pela Dynaudio.
A grande diferença do Seal DM-i, porém, está na mecânica: em vez de dois motores elétricos, usa um motor 1.5 a gasolina na dianteira e um elétrico montado no eixo traseiro. Seria uma mecânica semelhante a do SUV Song Plus vendido no Brasil, mas a BYD não divulgou números de potência e torque. O grande destaque, porém, seria o tamanho das baterias. Serão duas versões que se diferenciam pela autonomia elétrica, variando entre 120 km e 200 km.
Na China, o BYD Seal DM-I terá preço ao redor dos 180.000 yuans (R$ 119.302 na cotação atual) durante a pré-venda. O Seal plug-in será o primeiro carro da nova fábrica da BYD em Zhengzhou, que tem previsão para ser capaz de produzir 1 milhão de carros anualmente no futuro.