A BYD já mostrou que se garante nos segmentos dos hatchs, sedãs e SUVs, então chegou a hora de apostar em coisas novas. O primeiro teste veremos em breve e será a inédita picape híbrida Shark, já garantida para o Brasil. Para um futuro não tão distante, a montadora chinesa está apostando também em um hot hatch de tração traseira.
No Salão de Pequim, a BYD mostrou o conceito esportivo Ocean M, com visual bem esportivo e voltado ao público europeu. O hot hatch tem um body kit que alarga a carroceria, com divisor e difusor avantajados e uma grande asa traseira. Essas características, assim como os retrovisores por câmeras, podem não estar presentes na versão de produção — pelo menos não em uma configuração padrão.
Mas o que sobra ainda assim é bem interessante. O Ocean M tem faróis estreitos e largas entradas de ar na frente, o que até faz ele parecer um pouco com modelos da Lamborghini. Já as luzes traseiras são interligadas e parecem uma versão mais ‘nervosa’ do Dolphin. Outro detalhe interessante é a linha de janela alta, algo incomum para os hatches.
Infelizmente, ainda não há nenhuma informação sobre a mecânica do carro, mas foi informado apenas que ele será feito em uma nova plataforma e que a tração será traseira – e, claro, será elétrico. A ideia da BYD é posicioná-lo entre o Dolphin e o Seal, logo, é bem provável que ele também receba o nome de algum animal marinho.
Os planos da BYD incluem lançar o Ocean M na Europa, onde ele encontrará rivais como o ID.3, o MG4 e — dependendo de quando for lançado — o Golf elétrico, que está previsto para 2028. Entre os concorrentes já lançados, apenas o ID.3 oferece uma versão com tração traseira, entretanto, ela é a variante mais básica da linha.
Sobre os preços, a CarNewsChina divulgou informações diretas de funcionários da BYD. Segundo eles, a marca pretende lançar o carro por algo entre os 150.000 e 200.000 yuans, algo entre R$ 107.000 e R$ 142.600, aproximadamente em conversão direta.