A Hitech Electric já atua no Brasil com pequenos veículos elétricos desde 2017. A empresa, que faz parte do Programa de Corporate Ventura Capital da Positivo Tecnologia, agora está prestes de inaugurar uma fábrica dedicada à fabricação de elétricos no Brasil.
A fábrica está localizada em Campo Largo (PR) e tem área total de 10.000 m². O início da operação será em março com uma linha de montagem dedicada a pequenos caminhões elétricos com baterias da WEG, multinacional brasileira que fornecerá o conjunto de fosfato de ferro-lítio (LFP). Na primeira etapa, a capacidade de montagem é de 50 veículos por mês, podendo expandir para 100 unidades em pouco tempo.
Todo o primeiro lote já está vendido, aponta a Hitech, que diz estar se transformando em montadora após cinco anos de atuação no Brasil como importadora e desenvolvedora de veículos elétricos.
Os caminhões com montagem nacionalizada são os e.coTruck, com caçamba, e o e.coCargo, com baú. O primeiro custa a partir de R$ 123.920 e o segundo tem preço inicial de R$ 125.420.
Ambos são voltados para uso em indústrias ou entregas urbanas (last mile) e têm motor elétrico traseiro com 16 cv e pico de 32,6 cv. Isso não impede que a capacidade de carga homologada seja de impressionantes 800 kg, mas a velocidade máxima é de 70 km/h.
Há três conjuntos de baterias WEG disponíveis. As versões de entrada têm 7,7 kWh e garantem autonomia de 80 km, sendo voltado para uso interno em empresas. O segundo conjunto, de 15,7 kWh, eleva o preço em cerca de R$ 15.000 e a autonomia chega aos 140 km, mas o caminhão pode ser emplacado.
O terceiro nível contempla dois conjuntos de 15,7 kWh, 280 km de autonomia e o preço beira os R$ 180.000 (supera em R$ 55.000 o preço da versão de entrada). Ar-condicionado é opcional de R$ 3.990 mas direção elétrica é equipamento de série. A recarga pode ser feita em qualquer tomada de 110V ou 220V.
Para efeito de comparação, um Kia Bongo, com motor turbodiesel, que é um tipo de veículo comumente usado neste ambiente, custa R$ 154.990.
“Agora, temos diferentes modelos elétricos para transporte de mercadorias, feitos sob medida para suprir necessidades de última milha de encomendas e entregas, assim como superaplicativos, deliveries urbanos, redes de e-commerce, entre outros”, explica o CEO da Hitech Electric, Rodrigo Contin.