Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Biden apoia greve contra GM, Ford e Stellantis após Trump criticar EVs

Trump diz que greve dos trabalhadores em fábricas de carros nos EUA é inútil, porque carros elétricos acabarão com seus empregos

Por Rafael Sommadossi
29 set 2023, 07h22

Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse na última quarta-feira (27) que a greve dos trabalhadores das fabricantes de automóveis no país não importa, porque o crescimento da indústria de veículos elétricos tornaria os funcionários obsoletos. Funcionários de GM, Ford e Stellantis estão em greve desde o último dia 15 e pleiteiam aumento dos salários em 40%.

O argumento de Trump é o de que as fabricantes norte-americanas não resistirão ao maciço investimento que elas estão fazendo nos carros elétricos e acumularão perdas nos próximos anos. “Não faz a menor diferença o que vocês recebem, porque em dois anos todos vocês estarão fora do mercado”, disse a trabalhadores reunidos em um fornecedor não sindicalizado nos arredores de Detroit. 

Mustang Mach-E
(Divulgação/Ford)

O empresário optou por não comparecer ao segundo debate presidencial republicano na noite de quarta-feira, e mantém o ataque à promoção do atual presidente Joe Biden aos carros elétricos no país.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Na terça-feira Biden se juntou aos protestantes em solidariedade ao sindicato UAW (United Auto Workers) e apoiou o aumento salarial de 40%, além do pleito por melhores condições de trabalho. 

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Trump foi chamado de “charlatão bilionário” pelo atual presidente, dizendo que o empresário não se importa com a classe trabalhadora. E afirmou que opositor apoiou políticas pró-empresariais que transferiram empregos para o exterior na época de seu mandato. 

Continua após a publicidade

As montadoras disseram que as regras estabelecidas no governo Biden que promovem os carros elétricos correm risco de sobrecarregar as empresas por conta do excesso de custo, podendo induzi-los à falência. Mas elas tem estímulos do governo para atualizar suas fábricas e seus produtos. Os carros elétricos representaram 8,9% do mercado norte-americano no primeiro semestre de 2023.

Peugeot e-208
Peugeot e-208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.