O novo GMC Hummer EV é cheio de características absurdas. Não bastasse o fato de ter 4.110 kg, sendo tão pesado que exigirá CNH do tipo C para ser dirigido no Brasil (ele já está prometido por importadoras independentes), só a sua bateria gigantesca pesa o mesmo que um SUV.
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A versão topo de linha, Edition 1, terá um conjunto de baterias Ultium com 212,7 kWh, mais que o dobro da capacidade das baterias de um Porsche Taycan Turbo S. Essa bateria por si só representa 1.326 kg da picape. É o peso de um SUV como o Hyundai Creta ou de um sedã médio, como o Chevrolet Cruze.
Se você está pensando que uma bateria gigante como essa garante uma autonomia sem precedentes, está enganado. O conjunto chamado e4WD tem três motores elétricos e gera mais de 1.013 cv de potência e 150 kgfm. Com a grande demanda de energia de um veículo tão pesado e que chega aos 100 km/h em 3,5 segundos, a autonomia foi homologada em 530 km no ciclo EPA, dos EUA. O Taycan Turbo S roda até 465 km com uma carga.
Pelo menos a GM se antecipou e terá estações de carregamento ultra-rápido, onde o Hummer EV poderá regenerar 160 km de autonomia em meros 10 minutos.
O tamanho do modelo também é colossal: o elétrico tem 2,05 metros de altura, 5 m de comprimento, 2,38 m de largura e 3,21 m de entre eixos. Assim, seus números superlativos combinados a tanta potência e velocidade, porém, têm gerado dúvidas sobre sua segurança.
O Hummer EV Edition 1 é a versão topo de linha, custava mais de 110.000 dólares na pré-venda, e será a primeira a ser lançada, chegando às ruas no início de 2023. Já as duas intermediárias, EV2X e EV3X, chegarão no segundo trimestre de 2023. A versão EV², mais básica, tem lançamento marcado para o mesmo período de 2024.