A Rolls-Royce diz ter criado a mais rápida aeronave elétrica do mundo. De acordo com a empresa, o modelo batizado de Spirit of Innovation quebrou o recorde de velocidade entre sua categoria ao ultrapassar os 623 km/h.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Mas não para por aí. A fabricante britânica afirma ainda que a aeronave conquistou mais duas marcas recordistas ao atingir os 555 km/h em uma distância de três quilômetros – o maior número anterior era de 213 km/h -, e subir a 3.000 metros em 202 segundos.
Todos os dados foram enviados a Federação Mundial de Esportes Aéreos para que os recordes sejam validados. Warren East, CEO da Rolls-Royce, se mostrou empolgado com os resultados. “A tecnologia avançada da bateria e propulsão desenvolvida para esse programa tem aplicações interessantes para o mercado de mobilidade aérea”, explicou.
Os recordes da aeronave elétrica chegam no momento em que o mundo luta para reduzir as emissões de gases poluentes. Assim, East afirmou que a “Spirit of Innovation” também é importante neste processo. “Este é outro marco que apoiará nossas ambições de entregar as inovações tecnológicas que a sociedade precisa para descarbonizar os transportes aéreos, marítimos e terrestres.”
A fabricante afirmou que a tecnologia da bateria da aeronave é semelhante àquela que será utilizada em táxis aéreos em um futuro próximo. Sua motorização, composta pela bateria mais potente da indústria aeronáutica, tem mais de 500 cv. Dados de autonomia não foram divulgados.
Kwasi Kwarteng, secretário de negócios do Reino Unido, afirmou que “o governo tem orgulho de apoiar projetos como esse para alavancar o investimento privado necessário para criar aeronaves mais ecológicas”.
Apesar dos recordes, a eletrificação da aviação não é novidade. O primeiro voo com um modelo totalmente elétrico saiu de Vancouver em 2019. Se tratava de um hidroavião de seis lugares.