Aehra sedã é um elétrico rival da Tesla desenhado por ex-Lamborghini
Por enquanto, a única informação técnica é que o modelo terá aproximadamente 800 km de autonomia
A Aehra, novata fabricante italiana de supercarros elétricos que mira na Tesla, apresentou seu segundo modelo, um sedã de aparência ousada e futurista, e que promete grande autonomia. Ele deverá chegar aos EUA e à Europa apenas em 2026, pouco depois do SUV da marca, previsto para estrear nesses mercados no final de 2025.
Assim como o SUV, primeiro modelo apresentado pela marca, o sedã não tem nome e não será batizado. Esta é uma decisão da marca, que não explicou os motivos. Por isso, ele é chamado de Aehra sedã, como se fosse apenas uma variação de carroceria de um mesmo carro.
O sedã tem volumes e vincos bastante arredondados para demonstrar fluidez e boa aerodinâmica. O mesmo vale para o formato do carro, que se assemelha ao de um cupê e remete aos sedãs elétricos da Mercedes-Benz, como EQE e EQS.
Na dianteira, os faróis full led são estreitos e o para-choque tem grandes e detalhadas entradas de ar, totalmente focadas na aerodinâmica, já que a motorização do modelo será elétrica. De lado, os retrovisores são representados por câmeras e as maçanetas ficam embutidas. As rodas são grandes, mas não ainda não sabemos suas dimensões.
As quatro portas do Aehra sedã têm abertura fora do convencional, para cima, como em um Lamborghini. As traseiras são ainda do tipo suicida, com abertura no sentido inverso. Nada disso, porém, é por acaso: o modelo, assim como o SUV, foi desenhado pelo ex-chefe de design da Lamborghini, Filippo Perini.
A traseira é alta e tem lanternas embutidas em uma abertura superior que, por sua vez, também representa uma espécie de aerofólio. Ainda não há imagens do interior do sedã, mas espera-se que ele tenha muitas semelhanças com o SUV, como assoalho plano, acabamento caprichado e um sistema de telas que vai de um lado a outro do painel e diminui com o veículo em movimento.
Também não há informações técnicas sobre o modelo, como qual será a motorização utilizada por ele. A fabricante diz apenas que serão aproximadamente 800 km de autonomia com uma carga, sugerindo ainda uma bateria de 120 kWh. Caso siga o SUV, também terá uma capacidade de carga de até 350 kW.