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Volkswagen Saveiro estreou fraca, mas ganhou nova vida com motor AP

Irmã do Gol, a picapinha tinha pique tanto para o trabalho como para a balada

Por Fabiano Pereira
29 out 2023, 10h00
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  • Volkswagen Saveiro
    Esta frente foi a despedida da primeira geração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Lá se vão 41 anos desde que o utilitário derivado do Gol aportou nas revendas Volkswagen. A Saveiro chegou ao mercado em 1982 como a terceira derivação do Gol, depois do Voyage e da Parati, e a terceira opção do segmento das picapes leves no país, depois da Fiat 147 Pick-up/City e da Ford Pampa. Era fiel ao primeiro Gol, com motor refrigerado a ar.

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    Sua capacidade de carga chegava a 570 kg, incluindo o peso do motorista. O estepe foi parar atrás do banco do passageiro, criando um ressalto visível da caçamba. A barra estabilizadora da suspensão, abolida no Gol, voltou na Saveiro, que adotou novas molas helicoidais e amortecedores recalibrados.

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    No eixo traseiro, uma válvula equalizadora ajudava na estabilidade durante as frenagens. O conjunto mereceu elogios de QUATRO RODAS no teste de estreia do modelo em outubro de 1982.

    Volkswagen Saveiro
    Traseira com molas helicoidais: estabilidade elogiada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Carregada, a Saveiro pedia terceira em subidas que faria em quarta, quando de caçamba abanando. Afinal, os 66 cv de seu motor 1.6 faziam apenas o possível. Com 141,038 km/h de máxima e 15,45 km/l de consumo rodoviário, a Saveiro agradou.

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    O primeiro comparativo das três picapes concorrentes mais a Chevy 500 da Chevrolet foi publicado na edição de agosto de 1984. Movida a álcool e com partida a frio automatizada, a Saveiro acelerou de 0 a 100 km/h mais rápido, em 16,95 segundos. Por outro lado, foi a que mais consumiu.

    No ano seguinte chegaria o motor 1.6 refrigerado a água, o AP-600, acompanhado do câmbio de cinco marchas para a linha 1986. Mais potente e econômico, ele deixou o desempenho da Saveiro “esmagadoramente superior” em outro comparativo das quatro picapes, de outubro de 1986. Ela foi de 0 a 100 km/h em 11,80 segundos, com máxima ao redor de 160 km/h.

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    Em 1987, faróis, grade e lanternas foram redesenhados. O para-choque dianteiro ficou envolvente. Um ano depois painel, volante e rodas eram renovados.

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    Volkswagen Saveiro
    Acabamento simplificado na versão básica (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O motor 1.8 de 95 cv viria em 1990, um ano antes dos faróis “chinesinhos” mais afilados. Apostando no apelo jovem do modelo, a VW lançou a série especial Saveiro Sunset, com aparência mais esportiva. Isso continuou com a Saveiro Summer de 1996. No ano seguinte, veio a injeção multiponto.

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    Após meses de buscas, foi por uma feliz coincidência que o leitor Leandro Coelho, comerciante de São Paulo, escreveu à redação oferecendo sua Saveiro CLi 1.8 para estas fotos.

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    Modelo 1997/98, ela é do último ano da primeira geração. “Era para ser um carro de uso e levar material de construção, mas, quando vi o carro tão conservado, limpo e polido, decidi evitar levar cargas”, ele afirma.

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    Volkswagen Saveiro
    Na caçamba, o ressalto ajuda a acomodar o estepe na cabine (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A segunda geração, baseada no Gol “Bolinha”, veio em 1998. Levava 700 kg por ter entre-eixos maior. Para 1999, a versão TSi usava motor 2.0 de 109 cv. Nova frente em 2000, a versão esportiva Crossover de 2004, a SuperSurf de 2006 e os motores flex do mesmo ano foram as mudanças mais marcantes dessa geração até a chegada da atual.

    Na história da VW no Brasil, o Gol fez valer seu nome pelos 27 anos como líder de mercado. Ele era um verdadeiro gol de placa. A Saveiro, um Gol de caçamba e o único carro da linhagem que está em produção até hoje.

    Ficha técnica – VW Saveiro CLi 1.8

    Teste QUATRO RODAS – maio de 1997

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