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Chevrolet Chevette S/R acabou com a fama de lento do compacto

Potente, leve e estável, ele surgiu para apagar a imagem de carro lento que o Chevette ganhou nos anos 70

Por Felipe Bitu | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 6 nov 2022, 15h49 - Publicado em 12 abr 2014, 22h59
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  • Chevrolet Chevette S/R
    Desta vez, o visual mais bravo vinha acompanhado de mais desempenho (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O mundo da publicidade é repleto de magia: no comercial da TV, o Chevette saía de São Paulo pela Via Anchieta a 120 km/h, percorrendo as curvas da Estrada de Santos em total segurança. Na Baixada Santista, ele voava baixo pelos trechos de terra da Rio-Santos.

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    Era uma meia-verdade: pequeno, leve e com suspensão firme, o Chevrolet era um dos carros mais estáveis da década de 70. Tão estável que faltava um motor à altura do conjunto. Os proprietários ficavam restritos à anemia do 1.4 de 69 cv ou à decepção da versão esportiva GP, com seus parcos 72 cv.

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    Foi assim que os Chevette se tornaram figurinha fácil nas oficinas de preparação. Valia tudo para extrair mais potência, como carburadores duplos, pistões de cabeça plana, aumento de cilindrada e até turbo. A GM se fazia de rogada: aos olhos dela o Chevette era um carrinho econômico e racional.

    Rumores de uma versão mais potente surgiram no Salão do Automóvel de 1978. A estrela no estande da GM era o Chevette S/R, estudo do departamento de estilo que trazia pintura degradê, apêndices aerodinâmicos e instrumentação completa. Sob o capô, um novo motor 1.6.

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    A ideia ficou só no protótipo, até ser retomada em 1980, após o sucesso do modelo hatch. A GM aproveitou itens do Chevette americano e lançou o S/R (Sport Racing) já como linha 1981. Era caracterizado por spoiler, faróis de neblina, faixas e aerofólio, mas a principal novidade era o motor 1.6.

    Os 80 cv não faziam milagres, mas já empurravam melhor seus 898 kg: 0 a 100 km/h em 16,55 segundos (3 mais rápido que o comum) e máxima de 148,76 km/h (10 km/h mais veloz). Ainda perdia para o VW Passat TS, mas podia disputar posições com Fiat 147 Rallye e Ford Corcel II GT.

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    Chevrolet Chevette S/R
    No Chevette esportivo, o motor era outro: um 1.6 de 80 cv (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mas nenhum desses esportivos oferecia os prazeres da tração traseira do Chevette. A direção rápida e precisa do S/R não sofria a influência do torque aplicado sobre as rodas dianteiras e casava perfeitamente com seu comportamento neutro, resultado das barras estabilizadoras de maior diâmetro.

    Ruim mesmo era a ergonomia: o volante era inclinado à esquerda, assim como os pedais, que não permitiam o punta-tacco. O câmbio sustentava seus predicados, com os engates secos e precisos de sempre. Ficou devendo apenas a quinta marcha, essencial para diminuir o consumo.

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    Chevrolet Chevette S/R
    O aerofólio era o destaque na traseira do S/R (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Mas para ajudar havia um vacuômetro montado no painel, entre o velocímetro e o conta-giros. O console central trazia o marcador de combustível, relógio, termômetro e voltímetro. Porém nem sinal do manômetro de pressão do óleo.

    O interior era arrematado pelo estofamento xadrez e pelo revestimento preto do teto. Havia duas combinações de cores: Preto Formal com detalhes em prata ou Prata Diamantina com detalhes em preto fosco, como este exemplar das fotos, que integra o acervo da oficina de restauração Seta Clássicos, de São Paulo. As rodas de liga leve eram opcionais.

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    Chevrolet Chevette S/R
    A forração de bancos e portas era exclusiva da versão (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Na essência, o S/R era mais um esportivo 2+2: acomodava bem dois adultos, mas o banco traseiro era bom apenas para crianças. O raso porta-malas de apenas 254 litros ratificava a vocação nervosa, que durou apenas dois anos. Reestilizado em 1983, o Chevette manteve o motor de 1,6 litro, mas abriu mão da versão esportiva com a chegada do moderno Monza, que logo teria seu próprio S/R.

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    Teste QUATRO RODAS – dezembro de 1980

    Aceleração de 0 a 100 km/h 20,84 s
    Velocidade máxima 148,76 km/h
    Frenagem 80 km/h a 0 30,18 m
    Consumo 11,4 km/h
    Preço (novembro de 1980) Cr$ 380.012
    Preço (atualizado IGP-DI FGV) R$ 109.208

    Ficha Técnica – Chevrolet Chevette S/R

    Motor 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, alimentação por carburador de corpo duplo
    Cilindrada 1 599 cm³
    Potência 80 cv (SAE) a 5 800 rpm
    Torque 11,6 mkgf a 3 600 rpm
    Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
    Carroceria hatch
    Dimensões comprimento, 397,2 cm; largura, 157 cm; altura, 132,3 cm; entre-eixos, 239,5 cm
    Peso 898 kg
    Pneus 175/70 SR13, radiais
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