Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bentley volta a fabricar o Speed Six, carro campeão de Le Mans em 1930

Novo modelo segue a risca o projeto de quase 100 anos atrás e foi testado por mais de 12.000 km antes de entrar em produão

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 28 jul 2024, 19h25 - Publicado em 28 jul 2024, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Atualmente, os clássicos não são apenas para serem relembrados, mas também para serem revividos. É pensando nisso que a Bentley está recriando aos moldes de quase 100 anos atrás o Speed Six, lendário campeão das 24 horas de Le Mans de 1930.

    Assim como era há 96 anos atrás, o Bentley Speed Six Continuation será todo feito a mão e, pelo o que explicou a montadora, não receberá apetrechos e equipamentos modernos, tentando reproduzir fielmente a sensação dos carros de corrida daquele tempo.

    Bentley Speed Six
    Bentley Speed Six (Divulgação/Bentley)

    O motor, por exemplo, é o mesmo seis cilindros em linha 6,6 litros. A única diferença é que ele está um pouco mais potente, passando dos 200 cv para 208 cv. Os responsáveis por construir esse motor são os mesmos que desenvolveram o trem de força híbrido de 782 cv do próximo Continental GT.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Bentley Speed Six
    Bentley Speed Six (Divulgação/Bentley)

    As principais diferenças apontadas pelos engenheiros estão nas ferramentas, máquinas e produtos utilizados na fabricação do novo Speed Six, muito mais avançados tecnologicamente do que os que estavam disponíveis há quase 100 anos atrás.

    Speed Six Craftsmanship - 13
    (Divulgação/Bentley)

    No entanto, cada Speed ​​Six da Continuation Series será construído usando ferramentas, materiais e técnicas que seriam familiares a WO Bentley e sua equipe na década de 1920. Para conseguir isso, a Mulliner convocou uma rede de especialistas britânicos em engenharia e restauração. A fabricação de cada carro levará 10 meses.

    Mas toda a preparação para fazer o carro também tomou tempo. Só a pesquisa para fabricar o chassi tomou seis meses e ainda precisaram reconstruir mais de 20 toneladas de ferramentas para prensar o aço de 5 mm que seria usado em sua construção. A carroceria, por sua vez, demanda uma estrutura de freixo e tudo é feito a mão pela Lornax Coachbuilders.

    Speed Six Craftsmanship - 17
    (Divulgação/Bentley)

    A fabricação dos faróis, seguindo conceitos de época, ficou a cargo da Vintage Headlamp Restoration International, uma empresa estritamente familiar: pai e filho cuidaram de seguir as especificações do carro original.

    Continua após a publicidade

    Esses fornecedores são muito especializados. A Vintage Car Radiator Company é a única empresa do mundo capaz de fabricar todos os 28 tipos diferentes de radiadores usados no pré-guerra. Eles contribuem com o núcleo do radiador do Speed ​​Six, a carcaça do radiador de níquel-prata sólido e polido como espelho e o tanque de combustível batido à mão em aço e cobre.

    Speed Six Craftsmanship - 1
    (Divulgação/Bentley)

    “As máquinas e ferramentas atuais são mais precisas do que as fábricas de Cricklewood poderiam ter alcançado, e também temos o benefício dos lubrificantes modernos. Durante os testes, o consumo de óleo foi insignificante, mesmo em velocidades de corrida. Todos os carros Speed ​​Six Continuation funcionarão perfeitamente com combustível padrão sem chumbo e pneus novos com banda de rodagem correta e de época, que estão prontamente disponíveis.”, explica o líder do projeto especial da Mulliner, Ben Linde.

    Bentley Speed Six
    Bentley Speed Six (Divulgação/Bentley)

    O design do motor de 6597 cm³ do Speed ​​Six era altamente avançado para a época, apresentando quatro válvulas e duas velas de ignição por cilindro e um virabrequim de oito mancais. A Kingsbury Racing Shop Limited, em conjunto com a Tom Dark Engineering, usou os desenhos originais para criar modelos 3D de mais de 600 peças individuais, incluindo uma nova fundição de bloco de motor. Assim, viabilizaram a fabricação do motor novamente.

    Para garantir o bom funcionamento do motor, ele passou por 60 horas de testes no dinamômetro. Fora isso, a Bentley também menciona que o protótipo zero foi testado a exaustão, acumulando 11.700 km de rodagem por diversos locais, cujos os quais haviam pistas de terra e cascalho, assim como nas corridas na década de 1930.

    Bentley Speed Six
    Bentley Speed Six (Divulgação/Bentley)

    Mas não parou por aí. O protótipo ainda passou na mão dos pilotos da Bentley para ser testado em velocidades de corrida. Ao todo, ele percorreu 500 km e 130 voltas em uma única sessão no Goodwood Motor Circuit. Tudo isso para garantir que todos os novos Speed Six sejam homologados de acordo com o apêndice K da FIA, que permite que os carros participem de “competições relevantes”, como descreve a fabricante.

    Continua após a publicidade
    Bentley Speed Six
    Bentley Speed Six (Divulgação/Bentley)

    Claro, que a Mulliner, customizadora e preparadora oficial da Bentley também pôs a mão no projeto. A empresa também será a responsável por garantir que cada uma das — apenas — 12 unidades sejam completamente únicas e exclusivas para os seus clientes.

    Todos os 12 novos Speed Six começarão a ser entregues no último trimestre deste ano, mas o preço ainda não foi revelado — e provavelmente nunca será.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.