Atualmente, os clássicos não são apenas para serem relembrados, mas também para serem revividos. É pensando nisso que a Bentley está recriando aos moldes de quase 100 anos atrás o Speed Six, lendário campeão das 24 horas de Le Mans de 1930.
Assim como era há 96 anos atrás, o Bentley Speed Six Continuation será todo feito a mão e, pelo o que explicou a montadora, não receberá apetrechos e equipamentos modernos, tentando reproduzir fielmente a sensação dos carros de corrida daquele tempo.
O motor, por exemplo, é o mesmo seis cilindros em linha 6,6 litros. A única diferença é que ele está um pouco mais potente, passando dos 200 cv para 208 cv. Os responsáveis por construir esse motor são os mesmos que desenvolveram o trem de força híbrido de 782 cv do próximo Continental GT.
As principais diferenças apontadas pelos engenheiros estão nas ferramentas, máquinas e produtos utilizados na fabricação do novo Speed Six, muito mais avançados tecnologicamente do que os que estavam disponíveis há quase 100 anos atrás.
No entanto, cada Speed Six da Continuation Series será construído usando ferramentas, materiais e técnicas que seriam familiares a WO Bentley e sua equipe na década de 1920. Para conseguir isso, a Mulliner convocou uma rede de especialistas britânicos em engenharia e restauração. A fabricação de cada carro levará 10 meses.
Mas toda a preparação para fazer o carro também tomou tempo. Só a pesquisa para fabricar o chassi tomou seis meses e ainda precisaram reconstruir mais de 20 toneladas de ferramentas para prensar o aço de 5 mm que seria usado em sua construção. A carroceria, por sua vez, demanda uma estrutura de freixo e tudo é feito a mão pela Lornax Coachbuilders.
A fabricação dos faróis, seguindo conceitos de época, ficou a cargo da Vintage Headlamp Restoration International, uma empresa estritamente familiar: pai e filho cuidaram de seguir as especificações do carro original.
Esses fornecedores são muito especializados. A Vintage Car Radiator Company é a única empresa do mundo capaz de fabricar todos os 28 tipos diferentes de radiadores usados no pré-guerra. Eles contribuem com o núcleo do radiador do Speed Six, a carcaça do radiador de níquel-prata sólido e polido como espelho e o tanque de combustível batido à mão em aço e cobre.
“As máquinas e ferramentas atuais são mais precisas do que as fábricas de Cricklewood poderiam ter alcançado, e também temos o benefício dos lubrificantes modernos. Durante os testes, o consumo de óleo foi insignificante, mesmo em velocidades de corrida. Todos os carros Speed Six Continuation funcionarão perfeitamente com combustível padrão sem chumbo e pneus novos com banda de rodagem correta e de época, que estão prontamente disponíveis.”, explica o líder do projeto especial da Mulliner, Ben Linde.
O design do motor de 6597 cm³ do Speed Six era altamente avançado para a época, apresentando quatro válvulas e duas velas de ignição por cilindro e um virabrequim de oito mancais. A Kingsbury Racing Shop Limited, em conjunto com a Tom Dark Engineering, usou os desenhos originais para criar modelos 3D de mais de 600 peças individuais, incluindo uma nova fundição de bloco de motor. Assim, viabilizaram a fabricação do motor novamente.
Para garantir o bom funcionamento do motor, ele passou por 60 horas de testes no dinamômetro. Fora isso, a Bentley também menciona que o protótipo zero foi testado a exaustão, acumulando 11.700 km de rodagem por diversos locais, cujos os quais haviam pistas de terra e cascalho, assim como nas corridas na década de 1930.
Mas não parou por aí. O protótipo ainda passou na mão dos pilotos da Bentley para ser testado em velocidades de corrida. Ao todo, ele percorreu 500 km e 130 voltas em uma única sessão no Goodwood Motor Circuit. Tudo isso para garantir que todos os novos Speed Six sejam homologados de acordo com o apêndice K da FIA, que permite que os carros participem de “competições relevantes”, como descreve a fabricante.
Claro, que a Mulliner, customizadora e preparadora oficial da Bentley também pôs a mão no projeto. A empresa também será a responsável por garantir que cada uma das — apenas — 12 unidades sejam completamente únicas e exclusivas para os seus clientes.
Todos os 12 novos Speed Six começarão a ser entregues no último trimestre deste ano, mas o preço ainda não foi revelado — e provavelmente nunca será.