Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas para frotas escondem os carros que fazem sucesso nas lojas

Os números são soberanos, mas nem sempre o carro mais vendido é o que faz maior sucesso entre os compradores comuns

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 jun 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os números de vendas de veículos divulgados pela Fenabrave (associação dos concessionários) são inquestionáveis. Porém, eles não refletem necessariamente a preferência do consumidor, já que mesclam os resultados de vendas diretas (feitas diretamente pelas montadoras) e as de varejo (feitas por lojistas). Assim, é preciso separar os números para entender o mercado de cada modelo.

    Publicidade

    O primeiro exemplo vem do topo do ranking, o Volkswagen Polo, que tem disputado mês a mês a liderança com a Fiat Strada. De janeiro a março, o hatch ocupava o posto de carro mais vendido do Brasil, com 27.263 unidades – contra 26.580 da picape. Porém, quase 70% dos Polo foram para vendas diretas, ou seja, compradas por empresas diversas, locadoras ou para PcD (pessoas com deficiência) – as montadoras não revelam os destinos.

    Publicidade
    CHEVROLET mONTANA x FIAT sTRADA
    A “incansável” (e inalcansável) Fiat Strada segue como carro mais vendido do país. (Fernando pires/Quatro Rodas)

    Neste caso, a indicação dessa participação é dada pela comercialização do Polo Track, a versão de entrada que tem 65,8% das vendas com foco em frotas por sua simplicidade. O mesmo vale para a Strada, com 62,5% das vendas sem intermediários. É mais compreensível para uma picape. Nada disso tira o brilho deles, já que frotistas preferem modelos robustos e confiáveis.

    Compartilhe essa matéria via:

    Entre os SUVs, há vendas mais equilibradas, como é o caso do Nissan Kicks, com 6.024 emplacamentos por venda direta e 6.991 pelo varejo. Aqui, assim como para T-Cross e Nivus, as vendas diretas têm como maior volume o público PcD, que recebe isenções e/ou descontos de impostos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    VW Nivus Highline
    VW Nivus Highline (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, esses modelos também fazem sucesso entre os consumidores comuns. Por outro lado, há quem venda mais no varejo, como os SUVs médios, entre eles o Compass e o Corolla Cross: 66,9% e 77,4%, respectivamente, foram comprados de forma convencional.

    Até março, as vendas de varejo detinham 55,7% do mercado. Isso muda entre automóveis (60,5%) e comerciais leves (38,6%).

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.