Direção que trepida demais é um problema bem conhecido pelos mecânicos. A razão costuma ser uma avaria nas rodas ou nos pneus, ou então a falta de alinhamento. Mas não é o que tem ocorrido com alguns Palio, Grand Siena e Uno fabricados entre 2011 e 2013. Reclamações de proprietários relatam a dificuldade de eliminar uma forte vibração na direção em alta velocidade.
“Desde que meu Grand Siena 1.6 2013 foi comprado, o volante trepida a partir de 90 km/h. A autorizada disse que isso seria resolvido após o balanceamento das rodas. Fiz o serviço três vezes e nada mudou”, explica o analista Diego Medina, de São Bernardo do Campo (SP). “Agora alegam que se trata de uma característica do produto.”
Quando alinhar ou balancear não resolve, os proprietários saem em busca de outros consertos. O mais comum é a substituição de peças da suspensão, como fez o administrador Luiz Carregal Junior, de Teresópolis (RJ). “A direção vibra toda vez que dirijo na estrada acima de 90 km/h. Levei várias vezes para a análise da concessionária e nunca conseguiram resolver fazendo apenas o alinhamento”, diz o dono de um Palio Essence 1.6 2013. “Então comecei a pesquisar a solução na internet e encontrei diversos casos de troca de peças como o semieixo ou o diferencial, além de pneus e rodas. Já tentei de tudo, porém o defeito persiste.”
LEIA MAIS:
>> Desconto na troca de Focus não atende a todos os interessados
>> Excesso de ruídos no Mitsubishi Lancer
>> Honda atrasa atendimento a recall
Entre os mais de 50 relatos que encontramos, o caso do agente de correios Ronaldo Valeriano de Lima, de São Paulo (SP) é um dos poucos em que a vibração se manifesta com o automóvel parado. “Comprei meu Uno Economy em 2012 e desde então ocorre a trepidação, que faz tremer não só o volante como também todo o interior, especialmente com o veículo parado em marcha lenta. A concessionária chegou a substituir até os coxins do motor, mas não resolveu.”
Consultada, a Fiat do Brasil informa que não existe qualquer problema crônico ou anomalia que acarrete vibrações no volante ou no interior dos seus veículos.
O POVO RECLAMA
“Meu Palio trepida de forma estranha a partir de 90 km/h, parece que vai desmontar. Fiz alinhamento e balanceamento, troquei o coxim, mas o defeito continua.” – Wagner Boniolo, Cambé (PR), dono de um Palio Essence 1.6 2013“
A 90 km/h, o volante vibra, assim como toda a dianteira. É tão forte que sinto nos pés. Substituí o semieixo e a trepidação foi amenizada, mas ainda existe. Viajar com o meu carro é uma tortura.” – Luiz Henrique Fernandes, Passo Fundo (RS), dono de um Palio Sporting 1.6 2013
“Trocaram até os coxins do motor, mas não resolveu.” – Ronaldo Valeriano, São Paulo (SP), dono de um Uno Economy 2012