Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste de Produto: scanner automotivo Carrorama

O Carrorama lê dados do motor, nível do tanque e carga da bateria, além de mostrar falhas na central do carro. Mas tem pouca utilidade no dia a dia

Por Fernando Garcia
Atualizado em 4 jan 2024, 16h26 - Publicado em 4 nov 2016, 20h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não faltam por aí produtos que prometem monitorar o carro pela tela do celular como se fossem um minicomputador de bordo. Mas um deles está entre os campeões de pedidos de teste: o scanner automotivo Carrorama, da Multilaser.

    Ele é um pequeno plugue plástico (5 x 2 cm) que é encaixado na entrada OBDII dos veículos fabricados a partir de 1996 nos EUA e na Europa e de 2010 no Brasil. Para usá-lo, deve-se baixar no celular um aplicativo próprio (iOS e Android), que dará acesso às informações do veículo via Bluetooth.

    Anunciado como um aparelho de diagnóstico capaz de ler 40 tipos de dados, ele foi testado em quatro carros diferentes. Após a instalação, notamos que a maior parte das informações disponíveis são irrelevantes para um leigo – há coisas como controlador EGR, atuador do acelerador ou ajuste de combustível de curto prazo.

    Continua após a publicidade

    O que interessa, porém, também está lá: velocidade do carro, rotação do motor, temperatura da água, carga da bateria, nível do tanque e até a porcentagem de etanol que há no combustível consumido.

    À primeira vista, tudo isso parece bem útil, mas na prática a maioria dos números já está no quadro de instrumentos de um carro que não seja muito básico. Outro problema: o que é exibido na tela varia de uma montadora para a outra.

    No Honda Civic 2014, por exemplo, tudo é mais objetivo e completo. No Citroën C4 2009 e no Hyundai Tucson 2012, ele não mostrou a porcentagem de álcool no combustível. Já o Chevrolet Celta 2013 apresentou só carga da bateria, nível do tanque e temperatura da água, entre os itens mais relevantes.

    Continua após a publicidade

    Na segunda etapa, pedimos ao mecânico Wagner Gimenez, da oficina AutoFix, para simular panes na injeção e no sensor de temperatura do ar, para testar a função de diagnose. “Nesse caso, ele apontou as avarias, como num scanner automotivo profissional”, diz Gimenez da AutoFix. É verdade, porém, que alguns carros indicam esses defeitos no painel.

    Vendido a R$ 149,90, o Carrorama pode ser uma boa ideia para quem tem aqueles carros populares de painel pobre, onde não há conta-giros ou termômetro do motor. Mas num modelo superior, talvez ele não passe de uma divertida curiosidade.

    AVALIAÇÃO – Scanner automotivo Carrorama

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.