Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste de produto: Nitro OBD2 Tuning

O Nitro OBD2 Tuning garante 35% a mais de potência e 25% no torque. Mas esses números ficaram só nos anúncios

Por Fernando Garcia
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h39 - Publicado em 14 abr 2017, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Nitro OBD2 não apresentou melhorias em desempenho no dinamômetro
    O Nitro OBD2 não apresentou melhorias no dinamômetro (João Mantovani/Quatro Rodas)

    O sonho de quem gosta de acelerar é aumentar o desempenho do carro sem precisar modificar o motor. Melhor ainda se puder gastar pouco. Se tem um equipamento que se encaixa perfeitamente nessa definição é o Nitro OBD2 Performance Chip Tuning Box. Afinal, ele custa menos de R$ 50 e promete melhorar a potência em  até 35% e o torque em até 25%.

    Oferecido no Mercado Livre por diversos vendedores, compramos o produto por R$ 39 para descobrir se ele é tão milagrosos como diz. A embalagem, que só vem em inglês, explica que ele remapeia o gerenciamento do motor, encarregando-se de elevar a performance de qualquer veículo que use gasolina, etanol ou uma mistura de ambos.

    O aparelho é uma retângulo de plástico de 7 x 2 cm que vai plugado ao conector OBD2 do carro (existe em todo modelo fabricado a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil). Curiosamente, ele é idêntico ao do Eco OBD2, que testamos nesta seção em agosto de 2016, mas que prometia 15% de redução no consumo.

    O produto é instalado sob o painel
    O produto é instalado sob o painel, no conector OBD2 (João Mantovani/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Para fazer o tira-teima, preferimos  levá-lo para um teste de dinamômetro, que poderia medir exatamente o aumento de potência e torque. O lugar escolhido foi a Esther Turbo, empresa com mais de 50 anos de experiência em preparação automotiva, e o carro era um Chevrolet Cruze novo, que foi abastecido apenas com etanol. Fizemos três passagens sem o uso do aparelhinho: a média registrada foi de 153 cv de potência e 24 mkgf de torque.

    Depois, instalamos o Nitro OBD2, seguindo os procedimentos indicados para resetar o dispositivo e esperar que ele fizesse a conexão com o módulo de injeção, o que deve levar de 30 e 54 segundos. A seguir, rodamos 200 km, como pedem as intruções, e voltamos no dia seguinte para o mesmo dinamômetro.

    Após três novas passagens, o resultado foi exatamente o mesmo: 153 cv e 24 mkgf. “A ideia é interessante, pois de fato existem produtos que alteram o mapa de gerenciamento do motor para garantir mais desempenho de um modo geral. Mas no caso desse aparelho não deu certo”, comentou o técnico Antônio Lourenço Marconato, da Esther Turbo.

    Continua após a publicidade

    Avaliação – Nitro OBD2 Performance Chip Tuning Box

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.