É obrigatória a instalação de sirene e megafone em carro blindado? – Aparecida Neusa, Paraty (RJ)
De acordo com a empresa BBS Blindagens, o comunicador (apenas emite a voz) e o intercomunicador (que permite ter uma conversa com quem está fora do veículo) podem ser instalados e utilizados sem nenhuma restrição.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Seria um modo de facilitar a comunicação com quem está fora quando o vidro do carro é muito mais pesado e tem abertura mais lenta. Contudo, não é um item de uso obrigatório em veículos blindados, inclusive muitos nem têm essa instalação.
No entanto, a sirene é proibida por lei e pode resultar em multa e apreensão do veículo se for semelhante a veículos de emergência (socorro, incêndio, salvamento, polícia, ambulância e trânsito). Mas o carro pode ter um botão de pânico, com um alarme com som distinto.
De acordo com o artigo 229 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração média usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.