Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Seus próximos carros poderão receber novos equipamentos via app

Novos veículos modificam sua performance e condução com apps à moda dos smartphones

Por Eduardo Passos
16 mar 2022, 02h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As entranhas dos novos carros estão ficando cada vez mais avançadas e… simples. A indústria automobilística segue o modelo dos fabricantes de smartphones, com sistemas eletrônicos se concentrando em chips únicos, que gerenciam da central multimídia ao ABS.

    Como no surgimento dos telefones modernos, esse arranjo computacional permitirá aplicativos que vão muito além da tela no painel, e realmente modificam elementos mecânicos do carro.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Um exemplo notável dessa estratégia é a nova Chevrolet Silverado elétrica, que usará uma plataforma baseada no Linux para “separar o software do veículo do hardware”, a fim de permitir uma caminhonete que literalmente evolua com o tempo e ao gosto do usuário.

    Uma das líderes na criação dessa tecnologia é a alemã ZF, que parece ter “quebrado o código” e descoberto como personalizar os freios de um carro, por exemplo, com a facilidade de quem baixa um app para melhorar as fotos do celular.

    Continua após a publicidade

    Chamada de ZF Middleware, a invenção tem funcionamento intuitivo: um hardware parecido com uma placa de vídeo lida com toda a eletrônica do carro. Ao mesmo tempo, ela oferece todo o apoio para desenvolvedores criarem programas que modifiquem, individualmente, funções de frenagem, iluminação, faróis e mais.

    Como no início do iPhone, os primeiros “joguinhos” serão simples, mas o limite da utilidade é a imaginação.

    Apps que simulam a direção de outros carros, assistentes que corrigem a direção para novos motoristas e um “modo Corrida” do motor, liberado pela montadora, estão entre as possibilidades que, claro, precisarão ser abrangidas pelas leis de trânsito globais.

    Continua após a publicidade

    Loja de Apps

    Carros equipados com o ZF Middleware poderão explorar sua performance como um smartphone e seus milhões de aplicativos para download

    Mediador
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    MEDIADOR

    Continua após a publicidade

    Ao invés de cada marca ter seu sistema, o Middleware oferecerá linguagem acessível para programadores de apps e cuidará de traduzir isso mecanicamente nos diferentes veículos em que for instalado.

    ZF
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Central de comando
    O ZF ProAI (acima) é um dos “supercomputadores automotivos” que podem controlar todos os sistemas do carro e apps de terceiros.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.