As entranhas dos novos carros estão ficando cada vez mais avançadas e… simples. A indústria automobilística segue o modelo dos fabricantes de smartphones, com sistemas eletrônicos se concentrando em chips únicos, que gerenciam da central multimídia ao ABS.
Como no surgimento dos telefones modernos, esse arranjo computacional permitirá aplicativos que vão muito além da tela no painel, e realmente modificam elementos mecânicos do carro.
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Um exemplo notável dessa estratégia é a nova Chevrolet Silverado elétrica, que usará uma plataforma baseada no Linux para “separar o software do veículo do hardware”, a fim de permitir uma caminhonete que literalmente evolua com o tempo e ao gosto do usuário.
Uma das líderes na criação dessa tecnologia é a alemã ZF, que parece ter “quebrado o código” e descoberto como personalizar os freios de um carro, por exemplo, com a facilidade de quem baixa um app para melhorar as fotos do celular.
Chamada de ZF Middleware, a invenção tem funcionamento intuitivo: um hardware parecido com uma placa de vídeo lida com toda a eletrônica do carro. Ao mesmo tempo, ela oferece todo o apoio para desenvolvedores criarem programas que modifiquem, individualmente, funções de frenagem, iluminação, faróis e mais.
Como no início do iPhone, os primeiros “joguinhos” serão simples, mas o limite da utilidade é a imaginação.
Apps que simulam a direção de outros carros, assistentes que corrigem a direção para novos motoristas e um “modo Corrida” do motor, liberado pela montadora, estão entre as possibilidades que, claro, precisarão ser abrangidas pelas leis de trânsito globais.
Loja de Apps
Carros equipados com o ZF Middleware poderão explorar sua performance como um smartphone e seus milhões de aplicativos para download
MEDIADOR
Ao invés de cada marca ter seu sistema, o Middleware oferecerá linguagem acessível para programadores de apps e cuidará de traduzir isso mecanicamente nos diferentes veículos em que for instalado.
Central de comando
O ZF ProAI (acima) é um dos “supercomputadores automotivos” que podem controlar todos os sistemas do carro e apps de terceiros.