Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ressecamento de válvula de R$ 1.100 assombra donos dos Fiat Uno e Argo 1.0

Proprietários de modelos Fiat relatam defeitos causados pelo rompimento da válvula PCV, produzindo alto ruído e fumaça no motor Firefly 1.0 seis válvulas

Por Waldez Amorim
1 fev 2023, 04h00

O rompimento de uma membrana de uma válvula (chamada PCV) dos motores Firefly de três cilindros (e seis válvulas) tem assustado os proprietários de Argo e Uno, caso do gerente de contas Tiarles de Carli, de Cachoeirinha (RS), dono de um Fiat Uno Attractive 2017.

“Meu carro começou a fazer um barulho como se estivesse sem lubrificante. Na oficina, disseram ser o conhecido problema da obstrução da válvula PCV, utilizada para a circulação de vapor do óleo lubrificante”, lembra Tiarles.

“O problema é o valor da peça nas concessionárias”, relata a motorista Maria Helena da Silva Nunes, de Sapucaia do Sul (RS), dona de um Fiat Argo Drive 1.0 2018, o qual, além do barulho, exalava cheiro de óleo e fumaça, entrando pelos dutos de ventilação. Na oficina informaram que a membrana da válvula PCV havia se rompido e que a melhor opção é a peça genuína, que custa mais de R$ 1.100, fora a mão de obra, no valor de R$ 220”, afirma Maria Helena.

“O barulho do meu carro aconteceu quando o carro tinha apenas 20.000 quilômetros rodados e menos de dois anos de uso. Na concessionária, me disseram que esse defeito não tinha garantia e pediram R$ 1.340 para trocar a membrana com a tampa de válvulas”, diz o dono de um Argo Drive, de Belo Horizonte, que preferiu não se identificar.

Argo Defeito
(Acervo pessoal/Quatro Rodas)

De acordo com os proprietários dos carros avariados, caso não seja colocada a peça original, há chance de a falha voltar a acontecer. Esse mesmo motorista de Belo Horizonte é testemunha de que componentes do mercado de reposição não resolvem. “Assisti vídeos sobre o problema, comprei a peça e eu mesmo troquei, mas o defeito aconteceu novamente.”

“O sistema de ventilação do cárter entope e ocorre um acúmulo de pressão muito grande, o que acaba gerando problemas que podem variar desde fumaça branca no escapamento até ruído anormal vindo do motor, semelhante a um grito agudo”, explica o atendente de uma oficina multimarcas de Porto Alegre (RS).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Essa falha ocorre com o motor de três cilindros Firefly 1.0 6v desde 2016. Hoje, esse motor equipa o Argo e o recém-lançado Peugeot 208 1.0.

Em resposta, a assessoria de imprensa da Stellantis informou que não possui conhecimento do problema mencionado e não tem localizado histórico de atendimento dos veículos citados pela reportagem, mas se colocou à disposição dos clientes por meio de seus canais de atendimento e da rede de concessionárias.

O Povo reclama

“Meu carro começou com o barulho e ao levar na concessionária pediram R$ 1.800 para trocar toda a parte de plástico que fica na parte de cima cobrindo o motor. Comprei a peça por R$ 125 e o mecânico cobrou R$ 50 pela mão de obra.” Roberto Goetten Zuchinalli Jesuino, engenheiro industrial, Redenção (PA), dono de um Argo 2020

Continua após a publicidade

“A membrana de silicone do meu carro rompeu após ressecar e começar um barulho muito alto. Parece rolamento da caixa, por exemplo, e quando desliga o carro faz um barulho como se fosse um uivo.” Tanure Castro, mecânico de motos, Belo Horizonte (MG), dono de um
Argo Drive 2019

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.