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Quanto custa para trocar a bateria de um veículo híbrido?

Acumulador de energia é o componente individual mais caro do carro e pode ter até garantia própria

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h05 - Publicado em 28 jun 2018, 12h15
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  • Bateria do Toyota Prius
    Calor intenso pode reduzir a vida útil da bateria do Prius (Divulgação/Toyota)

    Quanto custa para trocar a bateria de um veículo híbrido? José Debon, por e-mail

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    No caso do Toyota Prius, a reposição do acumulador custa R$ 10.500, incluindo a mão de obra. O valor absoluto pode impressionar, mas representa menos de 8,3% do preço do modelo novo (R$ 126.600).

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    Vale reforçar que, apesar de o Prius ter garantia de três anos, seu sistema híbrido (que inclui, além da bateria, o controlador do conjunto e o motor elétrico) conta com proteção de fábrica de oito anos, sem limite de quilometragem.

    Bateria elétrica
    Apesar de terem evoluído, as baterias ainda são pesadas, caras e de reciclagem complexa (Reprodução/Internet)

    A troca da bateria, que tem tensão de 650 V na última geração, deve ser feita por oficinas especializadas e requer treinamento específico para lidar com a alta tensão e evitar choques elétricos.

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    Isso porque, no Brasil, qualquer trabalhador que precisar lidar com energia precisa seguir uma série de procedimentos e regras, muitas delas atreladas a norma NR10.

    No caso de veículos híbridos e elétricos, isso significa, por exemplo, manter o veículo isolado de qualquer outro funcionário não treinado.

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    Sem contar o uso de EPI (equipamento de proteção individual) específico para trabalho com alta tensão e até proteção contra fogo.

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    Nos Estados Unidos, onde o segmento de híbridos começou mais cedo e é amplo, já existe o comércio de baterias e até células (componentes internos da bateria) novas ou remanufaturadas.

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    É possível que isso ocorra no Brasil, mas como a frota desse tipo de veículo por aqui ainda é escassa, o mercado de manutenção dos acumuladores ainda deve demorar alguns anos para amadurecer.

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