Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quanto custa para trocar a bateria de um veículo híbrido?

Acumulador de energia é o componente individual mais caro do carro e pode ter até garantia própria

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h05 - Publicado em 28 jun 2018, 12h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bateria do Toyota Prius
    Calor intenso pode reduzir a vida útil da bateria do Prius (Divulgação/Toyota)

    Quanto custa para trocar a bateria de um veículo híbrido? José Debon, por e-mail

    No caso do Toyota Prius, a reposição do acumulador custa R$ 10.500, incluindo a mão de obra. O valor absoluto pode impressionar, mas representa menos de 8,3% do preço do modelo novo (R$ 126.600).

    Vale reforçar que, apesar de o Prius ter garantia de três anos, seu sistema híbrido (que inclui, além da bateria, o controlador do conjunto e o motor elétrico) conta com proteção de fábrica de oito anos, sem limite de quilometragem.

    Bateria elétrica
    Apesar de terem evoluído, as baterias ainda são pesadas, caras e de reciclagem complexa (Reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    A troca da bateria, que tem tensão de 650 V na última geração, deve ser feita por oficinas especializadas e requer treinamento específico para lidar com a alta tensão e evitar choques elétricos.

    Isso porque, no Brasil, qualquer trabalhador que precisar lidar com energia precisa seguir uma série de procedimentos e regras, muitas delas atreladas a norma NR10.

    No caso de veículos híbridos e elétricos, isso significa, por exemplo, manter o veículo isolado de qualquer outro funcionário não treinado.

    Continua após a publicidade

    Sem contar o uso de EPI (equipamento de proteção individual) específico para trabalho com alta tensão e até proteção contra fogo.

    Nos Estados Unidos, onde o segmento de híbridos começou mais cedo e é amplo, já existe o comércio de baterias e até células (componentes internos da bateria) novas ou remanufaturadas.

    É possível que isso ocorra no Brasil, mas como a frota desse tipo de veículo por aqui ainda é escassa, o mercado de manutenção dos acumuladores ainda deve demorar alguns anos para amadurecer.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.