O Honda Civic Type R, o mais extremo à venda no mundo, chegou ao Brasil em 2023. Com motor 2.0 turbo de 297 cv, e câmbio manual de seis marchas (com punta-taco automático), o esportivo carrega uma legião de fãs.
Em nossos testes, o Civic Type R foi de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com bom consumo: 9,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Alguns dos seus custos são proporcionais ao preço de compra e à sua exclusividade, mas seguro e revisões surpreendem positivamente.
O Honda Civic Type R é reconhecido por ser um dos esportivos mais viscerais com tração dianteira no mundo. O que o levou a isso e aos recordes de tempo de volta em Nürburgring e Suzuka foi a preocupação quase doentia com os detalhes. É cada peça convencional trocada por uma mais leve, cada apêndice aerodinâmico e cada reforço o que tenta justificar seu preço de lançamento no Brasil: R$ 429.900.
O motor é o K20C1, um quatro cilindros 2.0 turbo com injeção direta que acompanha o esportivo desde 2015. Otimizações para reduzir a inércia do turbocompressor, melhorar o fluxo de ar na admissão e no escape e até a presença de um circuito de arrefecimento no coletor de escape só deixam ganhos na curva de torque e nas respostas do motor.
Por um acaso o Type R é um Civic, um carro que não estamos acostumados a associar a carros esportivos. A carroceria é do Civic hatch, que não temos no Brasil em configuração civil há cerca de 25 anos – ou seja, desde que o primeiro Civic Type R surgiu no Japão –, o que ajuda a ver este carro como um ser completamente diferente do Civic e:HEV, híbrido e importado.
Quanto custa para manter?
Revisões até 60.000 km: R$ 5.919
Seguro: R$ 7.871
Rede de concessionárias: 212