Meu carro possui freios com ABS e EBD. Qual a diferença entre eles? – Olívio Matoso, Florianópolis (SC).
São sistemas eletrônicos complementares que auxiliam a frenagem.
Numa situação de frenagem, quando os sensores de rotação do ABS (Anti-lock Braking System) percebem que a roda está prestes a travar, a unidade de comando retira a pressão do pedal, mandando o fluido de freio de volta para ser reservatório.
Tal ação impede o travamento das rodas, mantendo o controle do motorista sobre a trajetória com o maior poder de frenagem possível.
Como o ciclo se repete várias vezes por segundo, é comum (principalmente em modelos mais antigos) que o motorista sinta uma trepidação no pedal – nos modelos mais recentes, essa sensação foi praticamente eliminada.
Já o EBD (Electronic Brake force Distribution) trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema.
Sensores instalados nas rodas reconhecem a velocidade desenvolvida e principalmente a carga sobre cada eixo (por exemplo, numa perua ou picape carregada).
Com essas informações, o EBD regula a intensidade da aplicação dos freios de maneira independente em cada eixo, permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo no caso de frenagens feitas em curvas.