Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Propostas de carros voadores vão de Hyundai da Uber a drone gigante

Tecnicamente definidos como aeronaves, os Vtols estão perto de se tornar realidade

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 11 Maio 2021, 19h20 - Publicado em 4 nov 2020, 07h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    (Liberty/Reprodução)

    Quem nunca desejou ter um carro com asas para escapar de um congestionamento? Esse sonho está perto de se tornar realidade. Atualmente há pelo menos duas dezenas de projetos de carros voadores em desenvolvimento ao redor do mundo.

    Publicidade

    Chamar esses veículos de carro é errado, porém. De fato, eles são aeronaves. E o que têm em comum é a possibilidade de decolarem e pousarem na vertical, como os helicópteros.

    Publicidade

    Aqui separamos quatro propostas com design, construção, propulsão, uso e rendimento diferentes. O Liberty Pioneer, da holandesa Pal-V, é uma espécie de híbrido entre automóvel e helicóptero.

    Publicidade

    Já o chinês EHang 216 parece um grande drone. Enquanto o Liberty Pioneer tem motores a combustão, que queimam gasolina comum, o EHang usa motores elétricos.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5.90

    Publicidade

    Os outros dois também são elétricos. Mas o protótipo coreano da Hyundai posiciona os motores de acordo com a necessidade: para decolar e pousar, eles ficam na vertical, como rotores de helicópteros; para voar, ficam na horizontal, como hélices de avião. E o quarto, o CityHawk, da israelense Urban Aeronautics, traz design mais evoluído, com os rotores escondidos pela carroceria, e célula de combustível para obter energia.

    Dia a dia

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    • Esses veículos são classificados como Vtols, sigla em inglês para Vertical Take-off and Landing (pousos e decolagens verticais).

    • Os modelos têm vários motores por segurança. Na falta de um, os restantes garantem o voo.

    Publicidade

    • Para controlar um modelo que não é autônomo, é necessário ter brevê.

    • Para organizar o trânsito dos Vtols serão criadas rotas de circulação no espaço, assim como ocorre na aviação.

    • As cidades precisam ter pontos específicos para pousos e decolagens.

    Continua após a publicidade

    Garagem-hangar

    Os carros do futuro voam acima dos automóveis, mas em altitudes abaixo das de aviões e helicópteros

    .
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Liberty Pioneer

    Cabine: aço e aço estampado, 2 ocupantes

    Motores: 100 cv (rodas), 200 cv (rotores)

    Continua após a publicidade

    Condução: humana

    Altitude de voo: 3.500 m

    Velocidade máxima: 170 km/h (no solo), 180 km/h (no ar)

    Autonomia: 1.300 km (no solo), 400-500 km (no ar)

    Peso: 664 kg

    Continua após a publicidade

    Peso máximo para decolar: 540 kg

    Tanque: 100 l

    .
    (Divulgação/Hyundai)

    Hyundai S-A1

    Cabine: fibra de carbono, 5 ocupantes

    Motores: 8 elétricos

    Continua após a publicidade

    Condução: humana/autônoma

    Altitude de voo: 600 m

    Velocidade máxima: 290 km/h

    Autonomia: 100 km

    Peso: n/d

    Peso máximo para decolar: n/d

    Baterias: n/d

    .
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    eHang 216

    Cabine: alumínio e fibra de carbono, 2 ocupantes

    Motores: 16 motores (8 rotores duplos)

    Condução: autônoma

    Altitude de voo: 3.000 m

    Velocidade máxima: 130 km/h

    Autonomia: 35 km

    Peso: 360 kg

    Peso máximo para decolar: 600 kg

    Baterias: 45 kWh

    .
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    CityHawk

    Cabine: de 6 a 14 ocupantes

    Motores: 2 elétricos

    Condução: humana

    Altitude de voo: n/d

    Velocidade máxima: 270 km/h

    Autonomia: 150 km

    Peso: 1.170 kg

    Peso máximo para decolar: n/d

    Células: 2 de 700 kWh cada

    Tanque de hidrogênio: 700 bar

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.