Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Porque os fabricantes estão aumentando a garantia de carros novos

Fabricantes têm seguido a tendência e aumentado os períodos de garantia no Brasil até para carros usados

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 jul 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Titano
    Coube à Fiat Titano estrear a garantia de cinco anos no grupo Stellantis (Divulgação/Quatro Rodas)

    Até poucos anos atrás, era comum ter períodos de dois a três anos para a garantia de um veículo vendido no Brasil. Recentemente, porém, uma (boa) onda tomou conta do mercado e diversas marcas aumentaram a vigência de suas garantias.

    Entre os motivos estão três principais: o primeiro, como um acompanhamento da concorrência; o segundo, como mais uma resposta às marcas chinesas, que já chegaram ao país com períodos maiores de cobertura; o terceiro, de olho no período cada vez maior em que o primeiro dono de um carro permanece com ele.

    Algumas empresas foram precursoras no aumento da garantia para, em média, cinco anos, a depender do modelo. O Grupo Caoa, com Hyundai, Subaru e Chery, pratica o período há bons anos para as linhas completas, assim como Kia, Mitsubishi e Toyota. Em seguida chegaram as chinesas BYD e GWM, com a mesma política.

    Outras marcas, porém, adotam períodos maiores para modelos específicos. Na Stellantis, a picape Titano, da Fiat, foi o primeiro modelo do grupo a ter garantia de cinco anos. A prática passou, no último mês, também para a Jeep, com o mesmo período para os modelos nacionais, como Renegade, Compass e Commander. Para os importados, como Wrangler, Grand Cherokee e Gladiator, permanecem os dois anos, apenas.

    Continua após a publicidade
    jeep compass BLACKHAWK e jeep commander BLACKHAWK
    Jeep Commander (Divulgação/Quatro Rodas)

    Na Nissan, a Frontier vai além da média de mercado com seus seis anos, contra três nos demais modelos da marca. Outra picape a ter garantia específica dentro da linha é a nova S10, também com meia década. Demais modelos, como Onix, Onix Plus, Spin, Tracker, Montana e Equinox, têm três anos.

    Por fim, ainda há quem permaneça integralmente com os tempos de vigência antigos, de três anos. Ford, Volkswagen e Renault, por exemplo, ainda oferecem três anos de fábrica para toda a linha zero-quilômetro disponível no mercado brasileiro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.