Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que carros com motores três cilindros vibram mais?

Afinal qual é o motivo dos motores três cilindros serem mais ruidosos e vibrarem mais do que os de quatro cilindros?

Por Leonardo Barboza
14 jun 2023, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por que os motores de três cilindros são mais ruidosos e vibram mais do que os de quatro cilindros?

    Francisco Malta Filho, São Paulo (SP)

    Publicidade

    Os motores de três cilindros vibram mais que os de quatro porque nos de quatro o balanceamento das massas alternativas, ou seja, os pistões subindo e descendo, é mais fácil e simples.

    Publicidade

    Isso quer dizer que, em geral, nos motores de quatro cilindros enquanto dois pistões estão subindo, dois estão descendo. Mas não é só por isso, como explica o engenheiro Eduardo Tomanik, da SAE Brasil.

    “Outro motivo é que quanto maior o número de cilindros, menor o intervalo entre cada combustão e consequente força aplicada a biela e virabrequim. Num motor de quatro cilindros, acontece uma explosão a cada 90 graus de giro do motor, enquanto num de três ocorre a cada 120 graus”, diz.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Segundo ele, em motores pequenos, os benefícios de menor volume total, menos peças, menor atrito e menos cilindros tornam a opção de três cilindros muito vantajosa, o que explica hoje a maioria dos motores pequenos ter essa configuração. Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim.

    Continua após a publicidade
    Motor 1.0 turbo do Hyundai HB20
    Motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “Para diminuir a vibração de cilindros ímpares, se usa contrapesos e outras tecnologias. Nos motores atuais, esta maior vibração, em geral, só é percebida em baixa rotação”, afirma Eduardo.

    Publicidade

    Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.