Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que a parte de baixo dos carros não é plana e fechada?

Prática antes restrita aos superesportivos já começa a se popularizar

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h33 - Publicado em 22 fev 2017, 18h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O fundo fechado do Mazda 6 melhora a aerodinâmica
    O fundo fechado do Mazda 6 melhora a aerodinâmica ()

    Por que as montadoras cuidam do valor de Cx da carroceria, mas ignoram a parte de baixo do veículo, assim como as caixas de roda? – Hans Thomas Gotz, Florianópolis (SC).

    Publicidade

    Haveria melhora no rendimento de um automóvel se fosse colocada uma chapa por baixo do veículo que tornasse o assoalho plano? – Pedro Mendes, Catalão, GO.

    Publicidade

    Até uns cinco anos atrás, o esforço para tornar a parte de baixo dos veículos mais eficiente era dirigido à criação de downforce e não à redução do arrasto aerodinâmico (Cx).

    Em veículos de alta performance, como Bugatti Veyron, Porsche ou Ferrari, o fundo do veículo é projetado para que o fluxo do ar sob o veículo combinado com o fluxo sobre a carroceira crie uma forte pressão aerodinâmica vertical, para deixar o carro mais preso ao asfalto em alta velocidade (acima dos 150 km/h).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De fato, a quantidade de tubos, saliências e outros obstáculos que há embaixo dos automóveis criam uma considerável resistência ao ar, assim como as caixas de rodas. Tudo isso causa grande turbulência de ar e prejudica o desempenho.

    No atual cenário de busca incessante por redução de emissões e, por consequência, de consumo, as fábricas estão começando a aplicar nos carros comuns o mesmo conceito de fundo mais liso que há nos superesportivos – mas com foco na eficiência aerodinâmica, não no downforce -, como é visível no sedã Mazda 6 da foto de abertura da matéria.

    Publicidade

    Hoje, mesmo sem serem totalmente fechados (o que demandaria um enorme trabalho de engenharia para acomodar componentes como canos de escape e linhas de ecombustível, entre outros), os fundos estão sendo trabalhados para reduzir o arrasto. Modelos atuais de marcas como Audi e Mercedes já possuem placas (carenagens) que cobrem parcialmente os componentes.

    Visão inferior do Audi A8: quase todo carenado
    Visão inferior do Audi A8: quase todo carenado ()

    Em países com superfícies de rodagem irregulares como o Brasil, há um fator complicador, que é a altura livre em relação ao solo necessária para não danificar as carenagens – fato que ocorreu com nosso Mercedes A 200 de Longa Duração em 2014, cujo conserto saiu bem caro.

    Publicidade

    Curiosamente, nos anos 40 e 50 um acessório muito comum eram as saias que cobriam parcialmente os pneus traseiros, o que ajudava a reduzir a turbulência nas caixas de roda. Por uma questão de estilo e praticidade, foram descontinuadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.