Num automático com cruise control, o carro troca de marchas para manter a velocidade. E num carro com câmbio manual, como isso funciona? – Luiz Carlos Fischer, por email.
O piloto automático (também conhecido como cruise control ou controle de velocidade de cruzeiro) possui sensores que informam a velocidade do carro para uma central de comando eletrônico. A central está conectada a um atuador, que por sua vez está ligado à borboleta do acelerador.
Ao atingir a velocidade desejada, a central de comando passa a “dizer” para o atuador acelerar ou desacelerar o carro, a fim de manter a velocidade constante.
Em carros com câmbio manual, toda vez que for necessário fazer uma troca de marcha, o motorista vai pisar na embreagem, o que na maioria dos modelos vai desativar o piloto automático (assim como ocorre quando se pisa no freio). Depois de estabelecida a marcha necessária, é preciso reprogramar o equipamento.
Mas isso não é regra para todos: o cruise control da Chevrolet S10, por exemplo, pode continuar ativo ao se reduzir uma marcha. Já na hipótese de um veículo encontrar uma subida íngreme e o motor não ter potência para manter a velocidade naquela marcha, o sistema desliga automaticamente o cruise control.