Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O freio do carro fica condenado após ter fadiga?

Estressou o freio do carro? É melhor conferir todo o sistema para saber se está em dia e funcionando como deveria

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 6 out 2024, 18h06 - Publicado em 6 out 2024, 17h15
Ferrari Freios
Todo sistema deve ser dimensionado para a aplicação a que se destina (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Depois que um freio sofre fadiga, é necessário trocar o conjunto? Júlio Cesar, Itapetininga (SP)

A perda de eficiência causada pelo aquecimento excessivo chama-se fadiga (ou fading). Pode ocorrer por dois motivos básicos: o primeiro é o calor alterar as características dos materiais envolvidos no atrito entre o ferro dos tambores ou discos e a fibra composta das pastilhas ou lonas. Um sistema saturado, que não consegue mais absorver calor, tem diminuída sua capacidade de frear.

A outra razão é a alta temperatura provocar a ebulição do fluido, que fica cheio de borbulhas (cavitação) e não transmite a força necessária para o acionamento dos pistões – por esse motivo, é bom escolher o melhor fluido possível e permitido no seu veículo.

Há um sistema de classificação dos fluidos, através da sigla Dot (Department of Transportation, equivalente ao Ministério dosTransportes dos Estados Unidos). Quanto mais alta a numeração, menor a tendência de o fluido reter água e então ferver. Os fluidos Dot 3 entram em ebulição acima de 205 °C ; os Dot 4, a partir de 230 °C e os Dot 5, ao passar de 260 °C – mas este não pode ser aplicado em carros que não foram desenvolvidos para ele.

Continua após a publicidade

Freios Cerâmicos

Consultamos a ZF para esclarecer esse tema. Segundo o técnico Daniel Rodrigues, a troca do conjunto depende do estado de cada componente do sistema. “O sistema de freios compreende vários componentes”, explica Daniel.

É essencial que sejam avaliadas peças como pastilhas, por exemplo, de freio. Caso apresentem desgaste até o limite recomendado, elas devem ser substituídas. Se os discos de freio estiverem desgastados, empenados ou apresentarem sulcos profundos, eles também podem precisar ser substituídos.

Compartilhe essa matéria via:

Tambores e sapatas de freio, utilizados em sistemas de freio a tambor, por exemplo, devem ser trocados se os tambores estiverem desgastados ou apresentarem rachaduras. As sapatas também devem ser substituídas se estiverem desgastadas.

Daniel lembra ainda que o fluido para freio deve ser trocado periodicamente a cada 12 meses, conforme as recomendações do fabricante, ou se houver contaminação ou presença de umidade. Outros componentes importantes são as pinças de freio.

“Se apresentarem vazamento ou os pistões não estiverem funcionando corretamente, elas podem precisar de reparo ou substituição”, diz o especialista. “E as mangueiras também são um ponto de atenção, pois qualquer sinal de desgaste, rachaduras ou vazamento requer substituição imediata”, finaliza.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.