Nos países ricos, os carros elétricos seguem ampliando sua fatia do mercado automotivo. Desse modo, os pneus sob medida para veículos a bateria precisam acompanhar a demanda e não apenas atender as especificações dos EVs, mas segui-los em termos conceituais.
Pensando nisso, a Pirelli desenvolveu o P Zero E, que, além de atender compromissos como transferir o torque instantâneo típico dos elétricos e produzir o mínimo ruído também precisou ter uma produção mais sustentável, ajudando o carro que os utiliza a ser menos agressivo ao ambiente.
Segundo a marca, 55% da matéria-prima utilizada nesse pneu é de origem natural ou renovável. Para tanto, a nova receita inclui borracha vinda de seringueiras nativas (do Brasil), resinas vegetais e polímeros à base dos óleos de girassol e canola. Mesmo com essas restrições, foi possível evoluir os compostos, que têm menos resistência ao rolamento, por exemplo, o que ajuda a economizar energia.
Ao mesmo tempo, há tecnologia que, em caso de furos, permite ao condutor rodar até a borracharia mais próxima mesmo com o pneu inteiramente vazio e com máxima de 80 km/h; nesse caso, mérito de reforços estruturais com fibras de celulose e aço reciclado.
Para evitar as abundantes emissões de carbono na produção de aço, a fabricante recorreu à reciclagem: equipamentos aposentados viram picadinho e suas partes dão origem a outros componentes, com garantia de integridade estrutural.