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Novo Honda City tem casos de problemas em direção e faróis full-led

Proprietários do novo Honda City (hatch e sedã) relatam defeitos que as concessionárias não conseguem resolver

Por Waldez Amorim
15 ago 2022, 08h59

Taxistas e motoristas de aplicativos são os primeiros a rodar de modo intensivo com os lançamentos do mercado. E foi através de um deles, o taxista Rogério Baldassarini Medeiros, de São Paulo (SP), que soubemos de problemas com o recém-chegado Honda New City. Esse profissional identificou ruídos na caixa de direção, trepidação dos faróis full-led e escamação dos pneus.

“Em menos de 15.000 quilômetros precisei parar o carro três vezes para tentarem solucionar o desgaste irregular dos pneus”, diz Rogério.

O problema, porém, continua. Com relação aos faróis e à caixa de direção, não houve nem tentativa. Sem previsão de solução. Segundo a concessionária, o caso foi repassado para a matriz da fabricante, no Japão.

“Não posso me dar ao luxo de ser cobaia da Honda, pois, cada vez que o carro fica parado, deixo de trabalhar”, lamenta.

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Honda CIty
Desenho do City é discreto e lanternas têm “um quê” de BMW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Trocar a caixa de direção não resolve”, fala o técnico de manutenção Leandro Carvalho da Silva, de Nova Iguaçu (RJ), dono de um New City EXL 2022, que diz que substituiu a peça na autorizada, mas que os ruídos não sumiram totalmente. “Agora aparecem de forma mais sutil quando viro o volante após ligar o carro pela primeira vez no dia.”

Conforme informações das concessionárias Honda, na fase do monitoramento de qualidade (feito entre os dias 15 de fevereiro e 3 de maio para a versão sedã, até 30 de maio para a hatch), a montadora autorizou a troca da caixa de direção em garantia (código 001797), mas agora a instrução é apenas registrar o problema no sistema de garantia da Honda no campo “Método de Confirmação”, de acordo com um consultor técnico de uma revenda de São Paulo.

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Ao que parece, a Honda não sabe onde estão os problemas dos componentes. Porque repassamos os relatos dos motoristas à empresa e ela informou que tem acompanhado os casos, assim como faz com todos os clientes que realizam contato com a fábrica e que, após analisar os sistemas de caixa de direção e os faróis de led dos veículos, substituindo alguns em garantia, foi constatado que esses trabalhavam dentro dos parâmetros previstos pela marca e, o mais importante, sem nenhum nível de comprometimento do pleno funcionamento e da segurança.

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O povo reclama

“O barulho na direção acontece depois de rodar no trânsito pesado por uma hora. O chefe de oficina da concessionária informou que estão aguardando a Honda no Japão se pronunciar.”
Cláudio Barbosa, taxista, São Paulo (SP), New City Touring 2022

“Na concessionária trocaram a caixa de direção, mas o problema persiste, então pediram para eu agendar uma nova visita à oficina.”
Yuri Costa de Oliveira, delegado de polícia, Goiânia (GO), New City EX 2022

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“O problema parece ser na suspensão dianteira já que os pneus da frente estão gastando de forma irregular.”
Thiago da Silva Sousa, taxista, São Paulo (SP), New City Touring 2022

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