Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novidades que decepcionaram

Eles patinaram na largada e perderam espaço para concorrentes mais antigos

Por André Paixão
Atualizado em 22 abr 2021, 15h52 - Publicado em 16 jul 2013, 23h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • servicos servicos

    O Hyundai i30 fechou 2010 e 2011 como líder entre os hatches médios. Equipado com motor 2.0, lista generosa de itens de série e preço abaixo da média, fazia bonito na categoria. Porém, a segunda geração, apresentada há dois meses, traz outra realidade. Apesar de mais equipado, o novo i30 ficou quase 20 000 reais mais caro. O mais barato sai por 75 000 reais. Para completar, tem agora motor 1.6, que, apesar de flex e mais econômico, tem menos potência, valor importante para um dono de hatch médio. Assim, não consegue nem fazer sombra a Focus e Cruze Sport6, líderes de mercado. Em abril, o i30 ficou em sexto no segmento, atrás de Focus (2 207 carros), Cruze (1 892), Golf (927), 308 (886) e Bravo (876), com meras 629 unidades, contra 3 191 em abril de 2011.

    Outro que não empolgou é o Trailblazer, que não tem vida fácil diante de rivais como a decana Toyota Hilux SW4, o Range Rover Evoque e o Ford Edge. Estes venderam respectivamente 1 061, 624 e 332 unidades em abril deste ano, ante 271 do Chevrolet. Mesmo lançado em dezembro, a GM já resolveu reduzir os preços em mais de 15 000 reais na versão auto-serviço diesel (agora sai por 159 490 reais). Para o a gasolina o desconto é de 12 450 reais (passou para 133 000).

    Estratégia semelhante adotou a Toyota para fazer o Etios começar a decolar. O aumento recente em sua vendas é evidente, passando dos 2 095 carros (entre hatch e sedã) em novembro para 6 560 em abril. Parte da alta está na queda de preços e nos feirões promovidos pela marca. O hatch 1.3 básico baixou de 29 990 reais no lançamento para 29 100, enquanto a versão XS caiu de 38 790 para 36 900. Outro fator positivo foram as promoções das concessionárias, como IPVA pago e até TV de 42 polegadas. Ainda assim, está atrás de rivais como Ka, Sandero e Fiesta e, seguindo projeção dos primeiros meses do ano, o Etios fecharia 2013 abaixo de 60 000 carros, 20% menos que os estimados 70 000.

    A chegada da nova Ranger em agosto de 2012 também ensaiava uma briga parelha com a S10. Mas, com vendas médias mensais de 1 500 unidades, ela decepcionou: perde para S10 (4 100), Hilux (3 200) e Amarok (2 100). Segundo fonte ligada à Ford, sua capacidade de produção não daria conta de suprir a demanda do seu público.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.