Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Mercado: essas marcas dependem de um único carro para vender bem

Seja Chevrolet, Ford, Jeep, Nissan, Mitsubishi ou Kia, há modelos que respondem por mais da metade das vendas de suas fabricantes

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 1 jul 2021, 17h29 - Publicado em 3 abr 2019, 09h20
Esses carros são disparados os mais vendidos de suas marcas
Esses carros são disparados os mais vendidos de suas marcas Arte/Quatro Rodas

As boas vendas de um único modelo de carro pode afastar uma fabricante do fracasso ou ser responsável por colocá-la no rol das marcas de maior sucesso do mercado.

A Nissan fechou 2018 com 97.505 veículos emplacados no Brasil. Deles, 46.812 (ou 48%) foram apenas do Kicks, seu SUV compacto fabricado em Resende (RJ). O sedã Versa, segundo modelo mais representativo, responde por 28,7% das vendas.

O Kicks é tão importante para a Nissan quanto o Sportage é para a Kia. O SUV sul-coreano também representou 48% das vendas da marca no Brasil em 2018, com 5.636 carros diante de um total de 11.723.

Na Mitsubishi, a dependência da L200 é semelhante: a picape respondeu sozinha por 48,6% das vendas da empresa – 10.766 unidades em um universo de 22.133.

Continua após a publicidade

Essa dependência não acomete apenas fabricantes com menor representatividade no Brasil.

A Chevrolet sagrou-se líder de vendas em 2018 com 434.364 veículos emplacados. Deles 210.458 exemplares, ou 48,5%, eram apenas do hatch compacto Onix.

Na Ford, que teve 226.437 emplacados em 2018, 103.286 unidades (45,6%) eram apenas do Ka hatch. Considerando a participação da versão sedã, o Ka representou 62,8% das vendas da Ford no ano inteiro.

Na Jeep, que tem cinco modelos disponíveis no Brasil, a situação é um pouco diferente: é uma plataforma, que deu origem a dois carros, que puxa seus índices de venda.

Em 2018 o Compass foi o mais vendido: 56,4% dos 106.945 veículos emplacados pela marca no Brasil. O Renegade representou 43,3% das vendas. Já os importados Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee somaram apenas 317 unidades, ou 0,3% das vendas da marca.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês