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Medidores de camada de tinta

Os medidores eletrônicos de camada de tinta revelam se a pintura é original ou sofreu polimento em excesso

Por Fernando Garcia
Atualizado em 22 abr 2021, 17h21 - Publicado em 21 ago 2014, 21h01
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    Mesmo que a pintura do carro pareça estar perfeita, ela pode esconder uma repintura por causa de uma batida ou um polimento malfeito que danificou a tinta. Assim, na hora de comprar um carro usado, só mesmo um especialista para descobrir se a pintura foi retocada. Você não consegue levar seu mecânico a uma loja toda vez que for comprar um usado? Não faz mal: outra solução é apelar para medidores eletrônicos de camadas de tinta. A lógica é simples: coloca-se o aparelho sobre a lâmina de calibração, depois na carroceria e, por fim, aparece no visor a espessura da tinta. Repete-se o processo em vários pontos do carro para saber se há diferenças. “Como a pintura original tem de 90 a 130 mícrons, se o aparelho identificar uma camada maior, é porque foi repintada. Se for mais fina, houve polimento exagerado”, diz o especialista Cláudio Rossoni. Para o teste, ele avaliou três das marcas mais conhecidas no mercado: Instrutherm, Minipa e Akso, que servem para carrocerias de aço e de alumínio, mas não para peças de plástico e fibra de vidro.

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    O ESPECIALISTA

    Cláudio Rossoni, 48 anos, empresário, comanda há mais de dez anos a Rossoni Car Detail, especializada em tratamento automotivo e serviço de micropintura

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    O USUÁRIO

    Ronaldo Gonçalves, 41 anos, radialista, já descobriu, após a compra, que seu Mitsubishi Eclipse sofreu excesso de polimento. Ah, se ele conhecesse esses medidores de tinta antes…

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    AVALIAÇÃO
    Minipa MCT 401 ESPECIALISTA USUÁRIO(A)
    A escolha do ESPECIALISTA

    R$ 540

    NOTA: 8,5 NOTA: 9,0
    minipa.com.br r o aparelho”Tem o melhor display, com números grandes. Foi o mais preciso nas medições e também o que levou menos tempo para calibrar antes do uso: só 1,7 segundo.” Prós: base de apoio é a mais firme de todas Contras: traz só uma lâmina para calibra “Ele tem o melhor desenho, porque faz com que o usuário segure o aparelho da maneira exata, permitindo que as medições sejam sempre precisas e não deixando o equipamento inclinar para os lados.”
    Akso 156 ESPECIALISTA USUÁRIO(A)
    R$ 600 NOTA: 8,0 NOTA: 8,0
    akso.com.br “Demorou muito mais no tempo de calibração: 5,16 segundos. O visor é menor, mas é de fácil leitura. É tão preciso quanto o primeiro colocado.” Prós: traz cinco lâminas de calibração, o que agiliza o processo de mediação. Contras: a base de apoio dá pouca firmeza “Sua base é arredondada. Por isso, é preciso muito cuidado na hora de encostá-lo na parte da carroceria que será medida porque, se ele pender para um dos lados, dá um resultado completamente diferente do real. Seu visor é menor.”
    Instrutherm ME 250 ESPECIALISTA USUÁRIO(A)
    R$ 556 NOTA: 7,5 NOTA: 7,5
    instrutherm.com.br “Lembra muito o produto da akso, porém demorou mais para ficar pronto para a medição: 5,29 segundos para calibrar o aparelho. Ficou um pouco atrás na exatidão das medições.” Prós: traz cinco lâminas diferentes para calibração Contras: sonda sem firmeza na base de apoio “No geral, eu achei muito semelhante ao da akso, apenas demorou um pouquinho mais para ficar pronto para a medição, mas nada que interfira no resultado final. Também é preciso apoiar a peça com firmeza para conseguir a medição exata.”
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