Há problema em misturar aditivo concentrado e aditivo pronto no radiador?
Quais os problemas que esta mistura de produtos traz ao sistema de arrefecimento do carro? Quatro Rodas responde para você
Posso misturar aditivo concentrado com aditivo pronto para uso no sistema de arrefecimento do veículo?
A mistura de produtos de tecnologia ou marca diferentes nunca é recomendada, tendo em vista que as formulações podem variar na quantidade dos componentes, ainda que tenham a mesma denominação, levando a uma desestabilização química, o que pode causar reação indesejada, como perda da eficiência dos produtos.
Segundo o coordenador técnico da Paraflu do Brasil, no caso específico mencionado, se o produto concentrado e o pronto para uso em questão forem do mesmo fabricante e da mesma tecnologia, não há problema em misturá-los:
“Por exemplo, em nossa linha temos o Paraflu Bio Orgânico, que está disponível na versão Concentrado e na versão Pronto para usar e nesse caso trata-se de formulação idêntica, mas o primeiro precisa ser diluído em água desmineralizada, e o outro já está na concentração correta, devendo ser aplicado diretamente”, afirma.
O importante é garantir que o aditivo concentrado será diluído em água desmineralizada na mesma proporção do aditivo pronto. Utilizar qualquer outra água que não seja desmineralizada comprometerá o motor por permitir oxidação dos metais.