Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Existe algum risco em usar apenas o modo elétrico em um híbrido?

Modelos modernos contam com proteções contra gasolina envelhecida, mas o consumidor deve tomar alguns cuidados

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 Maio 2021, 11h52 - Publicado em 16 fev 2018, 20h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volvo XC90
    XC90 híbrido: ele pode rodar sem usar a gasolina (Divulgação/Volvo)

    Eu uso meu Volvo XC90 Híbrido só no modo elétrico. Como o motor a combustão nunca é ativado, há algum risco para a gasolina parada? O carro vai funcionar se acabar o combustível?  – Roberto Pitta, São Paulo (SP)

    A rigor, a gasolina comum ou a aditivada não têm um prazo de validade, mas ela envelhece e, após seis meses, começa a perder parte de suas propriedades químicas. Por isso, híbridos do tipo plug-in possuem mecanismos de proteção.

    No híbrido Volvo XC90 T8, um alerta no painel avisa que o combustível no tanque está envelhecendo e pede para o motorista acionar o motor a combustão (trocando o modo de condução ou solicitando que o carro mantenha o nível de carga da bateria).

    chevroletvolt-1.jpg
    É possível rodar por tempo indefinido sem reabastecer o Chevrolet Volt (Divulgação/Chevrolet)
    Continua após a publicidade

    Se o condutor não fizer nada, outro aviso pedirá que o veículo seja levado à concessionária para ser inspecionado. Modelos de outras marcas podem até ligar o propulsor a gasolina automaticamente para queimar o combustível antigo.

    Para evitar problemas, o ideal é consumir quase toda a gasolina do tanque a cada seis meses e abastecer com gasolina premium (caso da Podium, da Petrobras), que oferece maior durabilidade.

    Mas não é recomendado rodar com o carro até acabar a gasolina sem ter uma tomada por perto.

    Continua após a publicidade

    A forma como os híbridos lidam com a pane seca varia, mas o mais comum é o veículo entrar no modo totalmente elétrico até consumir toda a carga útil da bateria.

    No Toyota Prius, porém, levar o veículo a esse extremo pode fazer com que ele entre em modo de segurança. Nesse caso, só poderá ser religado após a concessionária reiniciar a ECU, mesmo depois de ter sido reabastecido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.