teste-de-produtos
Nunca a economia de combustível esteve na boca de tanta gente como hoje. É por isso que não faltam no mercado acessórios que têm o objetivo de reduzir o consumo. Entre tantas opções à venda – geralmente só na internet -, destaca-se um de nome estiloso e comprido: D.H. Turbo SuperCharger Blower Duplo Vortec Cyclone 3ª Geração. Ele é tão milagroso que promete até melhora na retomada e aumento da potência e do torque, além de baixar o consumo em 25%.
A peça de metal cilíndrica de 5,5 cm de diâmetro, com duas hélices móveis em cada extremidade, pode ser instalada na entrada do filtro de ar de qualquer veículo a gasolina, etanol, diesel, flex e GNV de qualquer ano, marca ou modelo. Segundo os sites que vendem o produto, ele organiza o fluxo de ar que entra no motor, melhorando a queima do combustível com reflexos no desempenho e no consumo.
Oferecido a 199,90 reais, compramos o Vortec em uma loja virtual e seguimos as instruções contidas no site, já que o produto não trazia manual de instruções nem telefone ou e-mail para orientação do consumidor. Logo no primeiro teste, veio a primeira decepção: a peça não servia nos dutos dos filtros de ar de Uno 1.0, Fox 1.0 e Logan 1.0 e 1.6, mesmo com os anéis adaptadores que acompanhavam o produto. No fim, só conseguimos encaixá-lo no motor de um Fusion 2.0 EcoBoost GTDi.
Com o produto instalado, seguimos para nossa pista de testes em Limeira (SP), onde o Fusion foi submetido a avaliações de consumo no padrão QUATRO RODAS. Sem o Vortec Cyclone, o Ford atingiu 9,4 km/l no ciclo urbano e 13,1 km/l no rodoviário. Depois, já com o produto devidamente colocado na entrada de ar, conforme as recomendações contidas no site, o resultado foi de 9,5 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no rodoviário. Ou seja, efeito nulo na cidade e piora de 7,6% na estrada, bem longe da melhoria anunciada de 25%.
Para verificar o aumento de desempenho, realizamos também medições de velocidade. Na aceleração de 0 a 100 km/h, ele cravou 7,7 segundos com e sem o aparelho e, na retomada de 80 a 120 km/h, registrou 4,7 segundos nas duas condições. Portanto, sem efeito algum.
CUMPRE O QUE PROMETE? – NÃO
O Duplo Vortec Cyclone não traz manual de instruções, não tem embalagem explicativa e o pior: nem chegou perto da promessa de melhorar o desempenho e reduzir o consumo em até 25%.
ONDE COMPRAR
dhshopping.com.br
PEDE QUE A GENTE TESTA
Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento? Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br