Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Deixar o carro estacionado com as rodas esterçadas é ruim?

O problema não é parar com a roda virada, é até onde você vira antes de parar

Por Redação
Atualizado em 30 abr 2021, 17h26 - Publicado em 8 mar 2016, 12h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volante - Mercedes A

    Há algum problema em deixar o carro estacionado com as rodas esterçadas? Disseram que nessa posição o sistema hidráulico fica forçado, diminuindo sua vida útil. – Eliakim Rozendo Seleguim, Rio Brilhante (MS).

    Respondendo objetivamente à sua pergunta: não existe problema para a assistência hidráulica nessa situação porque, quando o automóvel está estacionado, o sistema está desligado e despressurizado.

    O problema na verdade está antes. Ao manobrar, o motorista não se deve continuar esterçando quando o volante chega ao fim do batente, pois nessa condição ele pode aplicar uma força excessiva em parte das peças da direção, da suspensão dianteira e do sistema hidráulico, que ainda está pressurizado e produzindo torque, mas sem que haja o movimento das rodas.

    Uma situação específica que envolve mais cuidado é o hábito de deixar o veículo estacionado com as rodas viradas na direção da guia, em aclives ou declives – uma espécie de backup caso o freio de estacionamento falhe.

    Carro estacionado com as rodas esterçadas
    (reprodução/Internet)
    Continua após a publicidade

    Só que isso pode ser bem prejudicial para o carro. Caso ele receba algum peso (como um totozinho do carro que estaciona na vaga acima), todo o esforço terá de ser suportado pelos conjuntos de suspensão e direção em uma situação de estresse para a qual eles não foram projetados: o carro parado, com as rodas esterçadas e um dos pneus já encostado na guia.

    Isso pode causar danos imediatos na coluna de direção, eixos, amortecedores e rodas. E se o carro estiver engatado (outra prática comum, feita com o mesmo objetivo), o câmbio também pode ser danificado.

    Se o freio de estacionamento de seu automóvel estiver com a manutenção em dia e sem sinais de mau funcionamento, pode confiar nele – é suficiente. Mas se mesmo assim você prefere ter uma garantia a mais de que o carro não irá se mover, é bom conhecer os riscos envolvidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.