Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Custo diário de um carro

Quanto você gasta por dia para manter 20 dos carros mais vendidos do mercado

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 22 abr 2021, 15h35 - Publicado em 1 set 2013, 21h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • servicos servicos

    Parece que virou moda as fábricas anunciarem o custo por dia para ter um carro zero. É verdade que esses anúncios se referem apenas ao valor pago diariamente no financiamento, no caso de o comprador optar por adquiri-lo parcelado. Mas resolvemos ir mais fundo e mostrar o custo total para ter um veículo, o que inclui despesas inescapáveis como combustível, revisão ou seguro. Para facilitar seu trabalho, calculamos o valor diário de 20 dos modelos mais vendidos do Brasil.

    O cálculo levou em conta os gastos necessários no primeiro ano de uso do automóvel novo, considerando o consumo com etanol pela média nacional de 15 000 km (70% em cidade e 30% em estrada), segundo estudo da consultoria Jato Dynamics, além dos valores de revisões fornecidos pelos fabricantes, fixos ou sugeridos à rede. Também entraram na conta o seguro, calculado pela corretora Segurar.com, dois alinhamentos, uma lavagem mensal e taxas como IPVA, DPVAT e licenciamento.

    Ao fim da comparação, a primeira conclusão é que o consumo é o item que mais vai pesar no seu bolso. Por isso, o modelo da nossa lista mais barato de manter foi o novo VW Fox Bluemotion, com seu motor 1.0 de três cilindros. Com ele, você gastaria 17,12 reais diários no primeiro ano. E poderia ser menos: o hatch é obrigado a fazer duas revisões por ano, independentemente de quanto se roda. Isso porque a Volks exige que os intervalos de revisão sejam de 10 000 km ou de seis em seis meses, assim como a Ford. As demais marcas exigem revisões anuais ou em intervalos de 10 000 km (a Fiat fixa intervalos de 15 000 km). Sem a segunda revisão, o Bluemotion custaria só 16,58 reais diários.

    Já o modelo mais caro é o Honda CR-V. São 39,44 reais por dia, com apenas uma revisão por ano, a não ser que você rode mais de 15 000 km. O vilão, no caso do SUV, é o seguro, que saiu por 5 188 reais, ou 4,21 vezes mais do que o do Fox Bluemotion.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.