Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: qual a melhor forma de arrancar com o carro?

Fazer os pneus "cantarem" não necessariamente irá lhe garantir o melhor tempo no 0 a 100 km/h

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 23 dez 2021, 17h27 - Publicado em 24 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Derrapar Pneu Arrancada Acervo QR
    Ficar queimando pneu só serve pra esquentar a borracha (Acervo/Quatro Rodas)

    Publicado originalmente em outubro de 2019.

    Deixar o carro destracionar um pouco melhora a arrancada? – Adriano Nunes, Joinville (SC)

    Depende. Geralmente, derrapar sempre fará com que o carro perca tempo.

    Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    E quem diz isso é o piloto de teste Eduardo Campilongo, que há 11 anos é um dos responsáveis pela medição de desempenho dos carros testados por QUATRO RODAS. “O ideal é que os pneus estejam no limite da aderência ao fazer o 0 a 100 km/h”, explica Campilongo.

    Em modelos de alta performance, com ampla entrega de torque em baixa rotação, encontrar esse equilíbrio é ainda mais difícil e pode exigir mais de uma tentativa.

    Continua após a publicidade

    E é aí que entram os controles de largada, que sempre são utilizados no 0 a 100 km/h (quando existentes, claro). “Sem esse recurso, seria quase impossível obter números de desempenho próximos aos divulgados pela fábrica”, conclui Campilongo.

    Controle de perda

    Porsche 911 Arrancada
    É cada vez mais difícil para os pilotos profissionais superar o controle de largada (Reprodução/Youtube)

    Em alguns casos específicos, porém, deixar os pneus destracionarem por um período muito curto de tempo pode ser vantajoso.

    Isso vale para carros cujo motor desacelera excessivamente após a embreagem ser solta. Neste caso, o pneu serve como um segundo método de acoplamento, auxiliando na transferência gradual de força do propulsor para o chão.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A relação “perda de aderência” versus “manutenção de rotação”, porém, é tênue e varia de carro pra carro.

    Por último, vale reforçar que fazer arrancadas em via pública é infração de trânsito, e pode até ser classificada como racha, crime previsto no código penal.

    Se você estiver curioso para conhecer o desempenho do seu carro, procure um local fechado — preferencialmente uma pista de corrida, já dotada de toda estrutura necessária.

    Continua após a publicidade

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para 4rodas.abril@atleitor.com.br!

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.