Publicado originalmente em outubro de 2019.
Deixar o carro destracionar um pouco melhora a arrancada? – Adriano Nunes, Joinville (SC)
Depende. Geralmente, derrapar sempre fará com que o carro perca tempo.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
E quem diz isso é o piloto de teste Eduardo Campilongo, que há 11 anos é um dos responsáveis pela medição de desempenho dos carros testados por QUATRO RODAS. “O ideal é que os pneus estejam no limite da aderência ao fazer o 0 a 100 km/h”, explica Campilongo.
Em modelos de alta performance, com ampla entrega de torque em baixa rotação, encontrar esse equilíbrio é ainda mais difícil e pode exigir mais de uma tentativa.
E é aí que entram os controles de largada, que sempre são utilizados no 0 a 100 km/h (quando existentes, claro). “Sem esse recurso, seria quase impossível obter números de desempenho próximos aos divulgados pela fábrica”, conclui Campilongo.
Controle de perda
Em alguns casos específicos, porém, deixar os pneus destracionarem por um período muito curto de tempo pode ser vantajoso.
Isso vale para carros cujo motor desacelera excessivamente após a embreagem ser solta. Neste caso, o pneu serve como um segundo método de acoplamento, auxiliando na transferência gradual de força do propulsor para o chão.
A relação “perda de aderência” versus “manutenção de rotação”, porém, é tênue e varia de carro pra carro.
Por último, vale reforçar que fazer arrancadas em via pública é infração de trânsito, e pode até ser classificada como racha, crime previsto no código penal.
Se você estiver curioso para conhecer o desempenho do seu carro, procure um local fechado — preferencialmente uma pista de corrida, já dotada de toda estrutura necessária.
Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para 4rodas.abril@atleitor.com.br!