Por que cupês e sedãs dispensam o uso do limpador traseiro? Por Maurício Silveira Leite, de Cotia (SP)
De acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, o uso do limpador e lavador do vidro traseiro é dispensado em veículos sedãs e cupês devido à forma aerodinâmica da carroceria.
Quando olhamos em um túnel de vento os efeitos aerodinâmicos em um veículo e suas linhas de contorno em volta da camada limite de escoamento de ar em seu redor, observamos que nos sedãs e nos cupês, a camada limite segue colada à superfície do veículo sem turbulência.
A área de encontro do ar nos modelos sedãs e cupês, que vem de todos os lados, forma uma zona de baixa pressão que arrasta este ar mais sujo de baixo, misturando com o que vem por cima e pelos lados, gerando uma aspersão dessa mistura com maior arrasto de sujeira, deixando o vidro traseiro limpo e seco.
Essa explicação também costuma se aplicar aos SUVs cupês. Contudo, o Volkswagen Nivus não dispensa o limpador traseiro.
Para o novo SUV cupê compacto nacional, a explicação é a mesma que se aplica aos hatches e SUVs.
A área de encontro do ar que vem de todos os lados, na zona de baixa pressão, mais turbulenta, ocorre de forma mais abrupta na região do vidro traseiro, que rapidamente e comumente deixa o vidro sujo, dificultando assim a visibilidade do motorista.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.