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Correio Técnico: por que o velocímetro do carro tem diferentes graduações?

Característica presente em alguns modelos tem função prática e estética

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 14h58 - Publicado em 6 nov 2019, 07h00
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  • Escala muda em velocidades menores para facilitar uso urbano
    Escala muda em velocidades menores para facilitar uso urbano (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Por que a graduação do velocímetro de alguns automóveis, como o Gol, varia conforme a velocidade? – Artur Fernando Valgoi, Maravilha (SC)

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    Por uma questão estética e também para ajudar no uso urbano.

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    No caso da Volkswagen, a marca alega que procura deixar o índice de 100 km/h na parte superior do círculo, aumentando o campo visual das velocidades abaixo disso — mais comuns na cidade.

    Pelo mesmo motivo, a escala do ponteiro também pode variar: em baixas velocidades cada barra equivale a 10 km/h, ao passo que que acima dos 60 km/h o intervalo sobe para 20 km/h.

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    Outra característica de alguns VW é uma faixa vermelha destacando as velocidades de 30 e 50 km/h, que são os limites mais comuns dentro das cidades europeias.

    Velocímetro bilíngue

    O velocímetro do Corvette já permitia a mudança entre km/h e mph
    O velocímetro do Corvette já permitia a mudança entre km/h e mph (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Um problema comum enfrentado pelas montadoras é a produção de um painel compatível com países que usam sistema métrico (km/h) ou imperial (mph).

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    Por muito tempo a solução era simples: colocar as duas escalas simultaneamente no velocímetro. Isso permitia à marca fazer um só cluster para todos os carros, dando ganho de escala e reduzindo custos.

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    Só que, além de dificultar a leitura do sistema “secundário”, com letras menores, o conceito criava um paradigma cultural. Afinal, qual escala teria destaque? Usando milhas, como nos Estados Unidos e Inglaterra, ou quilômetros?

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    Com a tecnologia veio a solução final. Nos modelos com velocímetro digital, basta mudar a configuração do computador de bordo.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

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