Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Correio Técnico: a posição da pinça do freio interfere na performance?

Local escolhido considera desde manutenção até proteção contra sujeita, variando conforme o propósito do modelo

Por Fábio Black Atualizado em 23 jul 2021, 17h49 - Publicado em 24 jul 2021, 08h00
Roda Porsche
Diversos fatores determinam o posicionamento das pastilhas Quatro Rodas/Quatro Rodas
Existe algum motivo, relacionado ao desempenho do sistema, para o posicionamento da pinça de freio?

Everton de Oliveira, Itupeva (SP)

Quem responde é a engenheira Silvia Lombriller, conselheira da SAE Brasil. Segundo ela, não é esperado que haja diferença de eficiência na frenagem devido ao posicionamento da pinça de freio.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

Usualmente ela é colocada para a frente ou para trás para facilitar o acesso em manutenção, em especial para o sangramento do sistema. Na parte superior o acesso seria mais difícil, e na parte inferior há muito risco de alojamento de contaminação – alguns veículos off-road a têm instalada na parte superior, exatamente para evitar contaminantes, galhos ou pedras.

A instalação para a frente gera maiores esforços na fixação do cubo e rolamentos em relação à fixação para trás, durante frenagens bruscas. Essa instalação frontal também torna o sistema mais suscetível a vibrações e ruídos.

Adicionado a esses fatores, a maior parte dos veículos tem esse posicionamento definido buscando a melhor posição do sistema em termos de espaço de montagem, evitando interferências, em especial com componentes de direção e suspensão, bem como considerando a melhor condição possível de ventilação.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês