Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça as tecnologias que prometem deixar freios do carro mais eficientes

Resíduos e ruídos gerados pelo desgaste das peças tornaram-se alvo da indústria na busca de carros mais limpos

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 1 jul 2021, 14h59 - Publicado em 31 jan 2019, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Conheça as tecnologias que prometem deixar freios do carro mais eficientes
    (Otavio Silveira/Quatro Rodas)

    Com os motores cada vez mais limpos e silenciosos, os outros sistemas dos automóveis passaram a receber maior atenção das fábricas na pesquisa de modelos mais amigáveis ao meio ambiente.

    No caso dos freios, estima-se que, nos veículos equipados com motores a combustão interna, eles sejam responsáveis por cerca de 20% de todo o material particulado emitido.

    Nos modelos elétricos, a avaliação é de que a participação desses componentes nas emissões chegue a 80%.

    O material resultante do desgaste de discos e pastilhas são partículas microscópicas (da ordem de 2,5 micrômetros) capazes de passar pelas vias respiratórias do ser humano e causar  diversos tipos de doenças.

    Continua após a publicidade

    Aqui, apresentamos três tecnologias que prometem melhorar a atual situação. São dois tipos de disco e um de pastilha que conseguem manter a eficiência nas frenagens produzindo menos emissões e ruídos.  

    Atrito

    A ZF recorreu ao tratamento superficial das pastilhas para reduzir o atrito durante as frenagens.

    De acordo com a empresa, as pastilhas TRW Cotec contam com a aplicação de silicato ao material de fricção que permite o melhor assentamento da pastilha ao disco, reduzindo o nível de ruído.

    Continua após a publicidade

    A pastilha pode ser instalada como peça de reposição comum, sem a necessidade de adaptações no sistema original do carro.

    Peso 

    A canadense Nucap Industries desenvolveu um disco de freio 40% mais leve que um convencional (um disco sólido comum de um hatch compacto, por exemplo, pesa cerca de 8 kg).

    Diminuir o peso dos carros é uma forma de combater as emissões por aliviar o esforço do motor, reduzindo o consumo de combustível.

    Continua após a publicidade

    O disco da Nucap consiste de duas faces de aço unidas por material compósito leve, enquanto os discos tradicionais são feitos de aço maciço.

    Desgaste

    O iDisc, da Bosch, emite 90% menos material particulado que um disco convencional, segundo a fábrica. O segredo está no tratamento com carboneto de tungstênio, material que deixa a superfície do disco mais dura.

    Esse revestimento não compromete a eficiência do sistema. Ao contrário: de acordo com a Bosch, ele ainda contribui para o aumento da eficiência das frenagens e reduz a ocorrência de fadiga.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.